- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Biologia
- Disciplina: Estratégias de ensino híbrido nas Ciências da Natureza
Informações
- Público-alvo: Professores da área de Ciências da Natureza.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Apresentar aos professores da área de Ciências da Natureza da Educação Básica (Ciências, Biologia, Química e Física) estratégicas, ferramentas e instrumentação para criação de proposta de ensino híbrido com apoio das tecnologias específicas para suas áreas de conteúdo. Os professores serão levados a experimentar na prática e em seus planejamentos as novas tecnologias, suas ferramentas, abordagens didáticas inovadoras, bem como estruturar os seus planos de ensino com uso de tecnologias de forma equilibrada entre o ensino presencial e on-line.
- Ementa:
- Modelos de ensino híbrido para Ciências da Natureza;
- Planejamento de ambientes híbridos de aprendizagem;
- Comunicação, colaboração e mediação para ensino híbrido;
- Ambientes virtuais de aprendizagem para ensino híbrido;
- Ferramentas síncronas e assíncronas para ensino híbrido;
- Curadoria de recursos midiáticos nas Ciências da Natureza;
- Metodologias ativas de aprendizagem com tecnologias no ensino de ciências;
- Planejamento e execução de planos de aula de ciências com tecnologias;
- Práticas e roteiros de ação com uso de técnicas de ensino híbrido nas Ciências da Natureza.
- Como funciona: A disciplina é totalmente on-line e oferecida na sala de aula virtual. Os cursistas poderão requisitar suporte para utilizar as tecnologias necessárias para o seu melhor desempenho durante a formação continuada, de modo a criar o seu perfil, trabalhar com downloads e uploads de arquivos, participar de fóruns e utilizar ferramentas assíncronas de interação.
As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula. A disciplina está organizada em unidades que serão disponibilizadas ao longo do período; em cada unidade, os cursistas terão como base para os seus estudos os textos-base, os roteiros de ações e eventuais materiais midiáticos que serão disponibilizados.
A avaliação irá ocorrer durante todas as etapas e será composta pela participação dos cursistas nos diferentes fóruns, na formulação e reformulação de um plano de ensino e demais atividades oferecidas.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Daniel Fábio Salvador - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.