- Área: Ciências Humanas
- Curso: História
- Disciplina: Imagens, acervos e fabulações: outros percursos para o ensino de histórias afrodiaspóricas
Informações
- Público-alvo: Professores com disciplina de ingresso História; professores das demais disciplinas relacionadas às Ciências Humanas (Geografia, Sociologia e Filosofia); pedagogos/as.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Esta disciplina investiga como as práticas de rasura e fabulação, em ascensão na arte contemporânea, podem contribuir para dirimir cicatrizes causadas pela dominação colonial e, ao mesmo tempo, ensejar novas metodologias para o Ensino de História. Nos inspiramos no trabalho da escritora afro-americana Saidiya Hartman e nas pesquisas dedicadas à construção, representação e difusão de memórias em curso no Brasil, para compreender como arquivos e acervos podem ser ressignificados sob a ótica do protagonismo negro. Desta forma, vamos examinar o uso da fotografia no ensino de História, refletir sobre as novas metodologias para sua escrita e investigar a recente política de construção de acervos afro-orientados.
- Ementa:
- Memória e fabulações: ferramentas contra coloniais;
- O século XIX: os retratos afrodiaspóricos e a imagética como dominação;
- O papel dos contramonumentos e da fotografia como forma de resistir;
- As constelações de memória negra e a política de reparação institucional.
- Como funciona: Esta é uma disciplina de caráter transdisciplinar que utilizará material proveniente da História e das Artes Visuais. Por conseguinte, nossas ações ocorrerão mediante material de escuta (vídeos), material de leitura (textos), acesso a exposições virtuais disponibilizadas no Google Arts e de encontros com pesquisadores da área. Nossas avaliações pautam-se na participação nos fóruns, que ficam abertos em torno de 5 a 7 dias, e duas atividades escritas.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Rosemeri Maria da Conceição - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Bruno Sergio Scarpa Monteiro Guedes - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.