- Área: Ciências Humanas
- Curso: História
- Disciplina: "É junho, é festa, é boi-bumbá": o que o festival tem a nos ensinar?
Informações
- Público-alvo: Professores com disciplina de ingresso História; professores das demais disciplinas relacionadas às Ciências Humanas (Geografia, Sociologia e Filosofia); pedagogos/a.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender o funcionamento do Festival Folclórico de Parintins; identificar a circulação de histórias, memórias e religiosidades na festa; observar a rivalidade e os signos da competição; entender a construção das narrativas encenadas no espetáculo; analisar os impactos sociais do Festival no município de Parintins (AM); indicar os entrelaçamentos do Festival de Parintins com o carnaval carioca.
- Ementa:
- "Histórias do meu boi-bumbá": rito, reza e cultura;
- "Luiz Gonzaga, Pamim, Zé Caiá": narrativas de quem ajudou a construir o mito popular;
- "A poronga não pode apagar": memória, identidade e ancestralidade;
- "Heróis do rio e do igapó": a luta em defesa dos povos da floresta;
- "O Pirralho precisa estudar": trabalho, educação e renda;
- "Veste a fantasia de novo": conexões entre Rio e Parintins.
- Como funciona: Esta disciplina está estruturada em seis unidades temáticas, cada uma acompanhada de leituras recomendadas e sugestões de materiais audiovisuais. A avaliação dos alunos é realizada a partir da soma das atividades propostas, que incluem a participação nos seis fóruns de discussão e a elaboração do trabalho final. O curso inicia com uma exploração do surgimento e funcionamento do Festival Folclórico de Parintins, o tema central abordado, caracterizado atualmente pela rivalidade entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido. Em seguida, conheceremos as personalidades que desempenham papéis fundamentais na fundação desses bois, que hoje são considerados patrimônios culturais do Brasil. Também examinaremos como a festa mobiliza diversos saberes, incorporando memórias, religiosidades e culturas locais, além de gerar emprego e renda para a comunidade da ilha. Por fim, examinaremos as possíveis conexões entre o Festival de Parintins e o carnaval carioca das escolas de samba.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Phellipe Patrizi Moreira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.