- Área: Ciências Humanas
- Curso: História
- Disciplina: A persistência da escravidão: trabalho e direitos humanos no Brasil oitocentista
Informações
- Público-alvo: Professores com disciplina de ingresso História; professores das demais disciplinas relacionadas às Ciências Humanas (Geografia, Sociologia e Filosofia); pedagogos/as.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Esta disciplina busca analisar o debate historiográfico sobre os sentidos da escravidão oitocentista, examinando a invenção dos Direitos Humanos no século XIX. Cabe também uma possível reflexão sobre a figura dos africanos livres como instrumento do trabalho livre e sobre a contemporaneidade dos trabalhos análogos à escravidão.
- Ementa:
- A escrita da História da Escravidão no Brasil oitocentista;
- Direitos Humanos para quem?;
- Escravos ou africanos livres? O trabalho livre na Casa de Correção da Corte;
- Por que os trabalhos análogos à escravidão persistem?
- Como funciona: A elaboração desta disciplina surgiu das diversas denúncias sobre trabalhos análogos à escravidão em pleno século XXI. Por que a escravidão persiste em nossa sociedade? Nesse sentido, o fio condutor para a análise serão os debates recentes da historiografia da escravidão no Brasil oitocentista. Autores como Manolo Florentino, Jaime Rodrigues, Tâmis Parron, Marcus Carvalho, Keila Grinberg e outros historiadores estão presentes na discussão. A ideia é refletir sobre como, em um mundo escravista, desenvolveram-se as bases dos Direitos Humanos. E, a partir disso, questionar: Direitos Humanos para quem? Em linhas gerais, a disciplina se dedicará a analisar a escravidão como instituição, o papel dos africanos livres como aporte para o trabalho livre e, por fim, como o debate sobre práticas de trabalho análogo à escravidão persiste em nossa sociedade. As atividades serão programadas na sala de aula virtual, distribuídas entre fóruns, textos, vídeos, análise de fontes e produção de material didático. Por fim, as avaliações consistirão na participação nos fóruns e nas atividades escritas.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Gustavo Pinto de Sousa - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Bruno Sergio Scarpa Monteiro Guedes - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.