- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Educação literária na perspectiva dos letramentos
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa e de Literaturas da Educação Básica com Licenciatura em Letras e/ou Pedagogia
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Discutir o cenário e as questões da Educação Literária na contemporaneidade; compreender os principais paradigmas que têm embasado a Educação Literária em diferentes contextos formais de ensino-aprendizagem; repensar, a partir da perspectiva dos letramentos em geral e dos letramentos literários em particular, o trabalho com a literatura na sala de aula da Educação Básica; repensar o lugar de textos literários considerados periféricos na perspectiva dos letramentos literários de reexistência; discutir o papel do professor como mediador na sala de aula de Literatura na Educação Básica sob a perspectiva dos letramentos.
- Ementa:
- Educação Literária na contemporaneidade: cenário, desafios e propostas;
- Alguns paradigmas da abordagem da literatura na escola: visões historiográficas e analítico-textuais;
- Dos letramentos aos letramentos literários: bases teóricas para (re)pensar a Educação Literária;
- Letramentos literários de reexistência: literaturas periférico-marginais na sala de aula da Educação Básica;
- Abordagens didáticas e práticas de mediação da leitura/escrita de textos literários na escola na perspectiva dos letramentos.
- Como funciona: A disciplina é oferecida na sala de aula virtual, dividindo-se em 5 grandes unidades que embasam e incitam discussões a respeito de tópicos específicos referentes à Educação Literária sob a perspectiva dos letramentos na sala de aula da Educação Básica. Cada unidade conta com materiais didáticos originais escritos e veiculados em vídeos elaborados pelo professor da disciplina. Além disso, como materiais complementares, disponibilizamos ainda vídeos preexistentes, artigos especializados e versões digitais de algumas das obras escolhidas. Contamos, por fim, com um conjunto de atividades avaliativas ao longo de toda a disciplina, englobando quatro fóruns temáticos e uma tarefa final que consiste na elaboração de uma atividade didática de leitura/escrita literária na perspectiva dos letramentos. Mais detalhes serão apresentados no Guia da Disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professor responsável: Marcel Alvaro de Amorim - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Jorge Amaral - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.