- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Aprender pelo verso: perspectivas poéticas de mulheres e a sala de aula
Informações
- Público-alvo: Professores da Educação Básica de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Viabilizar aos docentes instrumentos literários para a efetivação da Lei nº 14.986/24, que altera a LDB instituindo "a obrigatoriedade de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas nos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental e Médio"; promover reflexões pautadas em recortes temáticos que apresentem a representação feita por mulheres na poesia de diferentes momentos da literatura brasileira.
- Ementa:
- Refletir acerca das representações feitas por mulheres, na poesia brasileira, entendendo a urgência de pensar a palavra como ferramenta política situada;
- Estudar mecanismos linguísticos que contribuíram para a produção e para a ressignificação de modos de dizer na poesia escrita por mulheres;
- Ler e analisar poesias escritas por mulheres a partir de recortes temáticos definidos;
- Pensar as relações entre o corpo das mulheres e o corpo do poema na construção do fazer poético;
- Discutir as representações poéticas "da casa" e dos papéis sociais delimitados por gênero;
- Analisar as contribuições das mulheres na poetização de questões históricas e políticas "de fora da casa" em diferentes momentos.
- Como funciona: A disciplina é oferecida na sala de aula virtual. Em termos da sequência em que será apresentado o seu conteúdo, começamos discutindo algumas contribuições teóricas acerca da poesia escrita por mulheres, buscando observar elementos linguísticos que se constituem em instrumentos na busca por modos próprios de dizer. Em seguida, será estabelecida uma reflexão acerca das relações entre as representações do corpo das mulheres no corpo de poemas selecionados. Atentaremos para as formas com que a casa, a maternidade, os trabalhos e demais "papéis sociais", delimitados por gênero, serão abordados por algumas de nossas poetas. Por fim, investigaremos a poesia de mulheres como importante dispositivo para pensar questões históricas e políticas, rasurando o "olhar pra fora da casa", tradicionalmente conferido aos homens. Nesta disciplina, serão privilegiados os textos literários produzidos por mulheres brasileiras, a fim de estimular uma produção crítica por parte dos cursistas, mobilizando o debate a respeito de suas próprias bagagens culturais e estimulando a pesquisa e a produção didática e acadêmica. A estrutura de avaliação é constituída por cinco atividades no total: 4 fóruns temáticos e 1 tarefa individual de envio em arquivo único na qual se solicitará uma produção escrita que dialogue com as contribuições apresentadas pela disciplina e a construção da prática pedagógica em sala de aula.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável e mediadora pedagógica: Jucilene Braga Alves Mauricio Nogueira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.