- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Informática Educativa
- Disciplina: Conectando saberes na era digital
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Apresentar conceitos para a articulação e aplicação das abordagens transdisciplinares que integrem os eixos da computação às perspectivas holísticas do pensamento sistêmico em práticas pedagógicas na Educação Básica, sensibilizando para a complementaridade e fomentando uma abordagem educativa integrativa alinhada às demandas de um mundo interconectado e complexo. Desenvolver estratégias pedagógicas que fomentem a interconexão entre diferentes campos do conhecimento, superando abordagens fragmentadas e tecnicistas, com foco na formação de cidadãos preparados para as complexidades dos fenômenos contemporâneos. Promover a análise crítica das tecnologias digitais, considerando suas potencialidades pedagógicas, implicações sociotécnicas e formas de integrá-las à formação cidadã e ao ensino transdisciplinar.
- Ementa:
- Fundamentos e princípios do planejamento pedagógico, com ênfase no plano de aula e na relevância das abordagens transdisciplinares na Educação Básica;
- Eixos da computação – mundo digital (MD), cultura digital (CD) e pensamento computacional (PC) – e o seu complemento à BNCC;
- Perspectivas holísticas do pensamento sistêmico como abordagem para lidar com problemas complexos e interconectados, enriquecendo a aplicação dos eixos da computação em práticas pedagógicas;
- Impactos das tecnologias digitais, considerando suas dimensões, abrangências, interdependências e implicações;
- Desenvolvimento de propostas pedagógicas inovadoras e contextualizadas, fazendo-se valer dos eixos da computação e do pensamento sistêmico para fomentar o protagonismo estudantil e a cidadania crítica;
- Estratégias pedagógicas aplicadas, identificando limitações, desafios e oportunidades de melhoria.
- Como funciona: Haverá encontros síncronos, no formato de lives (participação opcional); fóruns de integração e de dúvidas para interação assíncrona (participação opcional); e atividades avaliativas somativas que serão necessárias para a aprovação na disciplina.
Equipe
- Coordenador da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: César Augusto Rangel Bastos - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Regina Felício - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.