- Área: Prática Docente
 - Curso: Educação, drogas e redução de danos
 - Disciplina: Educação, drogas e saúde nas escolas
 
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
 - Duração do curso: 12 semanas
 - Carga horária: 30 horas
 - Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 150
 - Objetivo(s) de aprendizagem: Estimular a criação de espaços de diálogo e aprendizagem sobre o tema drogas nas escolas, tendo a redução de danos como referencial pedagógico. Nessa linha, a formação busca sensibilizar os cursistas para o desenvolvimento de ações educativas sobre drogas com seus estudantes, refletindo coletivamente sobre o preconceito e os prejulgamentos em torno do assunto.
 - Ementa: 
  		
- Drogas: definição e experiências no cotidiano escolar e social.
 - A história do consumo de drogas no Brasil, práticas de uso e abuso.
 - Do proibicionismo à Redução de Danos nas práticas educativas sobre drogas.
 - Possibilidades pedagógicas para abordar o tema drogas nas escolas através da arte e das tecnologias digitais.
 - O Jogo da Onda e a Redução de Danos no contexto educativo escolar.
 - Construção colaborativa de ações educativo-preventivas sobre drogas nas escolas.
 
 - Como funciona: A disciplina é totalmente on-line e oferecida na sala de aula virtual. Adicionalmente, haverá pelo menos dois encontros síncronos realizados por videoconferência. As atividades do curso EDS serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na semana de apresentação. Todos os assuntos e prazos previstos das atividades estarão claramente dispostos nesse cronograma. Diferentes textos-base e ferramentas pedagógicas (animações, jogos, charges etc.) serão disponibilizados ao longo da formação. Há uma biblioteca virtual em Educação sobre drogas com artigos e documentos oficiais atualizados para os cursistas que se interessem mais sobre as produções acadêmicas e relatos de experiência na área. A avaliação acontecerá ao longo dos fóruns temáticos, sendo importante a interação com os colegas e com os professores mediadores, complementados com os encontros por videoconferência. Nas semanas finais, os cursistas desenvolverão um plano de intervenção reflexivo-educativa (mãos na massa) para ser desenvolvido na unidade de ensino onde atuam (de forma presencial ou remota), sendo estimulada a produção de parcerias intra/interinstitucionais.
 
Equipe
- Coordenador da área e professor responsável: Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
 - Mediadores pedagógicos:
Flávio da Silva Miranda - Currículo Lattes
João Paulo Cunha Parada - Currículo Lattes
Vinicius Motta da Costa - Currículo Lattes 
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.
