- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Educação especial inclusiva na perspectiva do desenho universal para aprendizagem
Informações
- Público-alvo: Professores da Educação Básica atuantes em turmas comuns, no atendimento educacional especializado, classes especiais, coordenadores pedagógicos, orientadores pedagógicos ou educacionais, gestores de escolas regulares e agentes de apoio à Educação Especial.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Promover uma formação continuada docente para a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica de forma ancorada em uma perspectiva formativa (autor)reflexiva da ação teórico-prática; discutir a caracterização do público da Educação Especial no âmbito da produção social da deficiência e suas interseccionalidades; viabilizar a familiaridade com fundamentos teórico-metodológicos para o planejamento e a ação pedagógica no âmbito dos espaços educativos e a articulação entre os professores das turmas comuns, do atendimento educacional especializado e os profissionais de medicação; disponibilizar materiais de orientação para os professores sobre a acessibilidade curricular e os conceitos que a perpassam para viabilizar a participação e o desenvolvimento social e acadêmico dos estudantes com os quais atuam; promover discussões sobre a temática para que professores cursistas tenham maiores subsídios para tornar as aulas que ministram voltadas para os sujeitos, a realidade do lugar e o tempo nos quais as aprendizagens que promovem estiverem situadas; contribuir para que os professores cursistas possam contextualizar os componentes curriculares, identifiquem melhores estratégias de apresentação e representação dos conteúdos, bem como de engajamentos dos educandos públicos da política nacional para a Educação Especial; promover a elaboração e a implementação de atividades e perspectivas de acessibilidade para a superação de barreiras (física, de comunicação, de informação e atitudinal); instrumentalizar os educadores cursistas para maior aproximação da Educação adequada à diversidade para a qual é proposta.
- Ementa:
- Acesso, permanência, participação e aprendizagem dos estudantes públicos da Educação Especial por meio do Atendimento Educacional Especializado;
- Acessibilidade curricular: conceitos e perspectivas;
- Elaboração e implementação do plano de ensino individualizado – perspectivas da acessibilidade para a superação de barreiras (física, de comunicação, de informação e atitudinal);
- Desenho Universal para Aprendizagem – desdobrando em oficina com a elaboração de recursos de tecnologia assistiva e de comunicação alternativa e ampliada a partir das discussões suscitadas e materiais disponibilizados;
- Plano educacional individualizado e plano individualizado de transição;
- Direitos Humanos e contrapontos ao capacitismo;
- A Educação Especial Inclusiva nos processos avaliativos.
- Como funciona: A sala de aula virtual trará o calendário da disciplina, que deverá ser acompanhado pelo cursista. A cada semana serão disponibilizados materiais para estudo (textos, podcasts e vídeos, entre outros). Ao longo do período letivo haverá três encontros síncronos (não obrigatórios), com a professora da disciplina ou especialista convidado. As datas e horários serão previamente comunicados na sala de aula. As dúvidas sobre as aulas e atividades serão atendidas no fórum de dúvidas, mensagem para a professora da disciplina ou nos encontros síncronos para dúvidas (não obrigatórios com data e horários comunicados semanalmente). Os cursistas serão avaliados por meio das participações e interações nas atividades semanais, como fóruns e demais atividades assíncronas, bem como por meio de duas atividades de avaliação a serem postadas na sala de aula virtual.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professora responsável: Marisa Mendes Machado de Souza - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.