- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Comunicação aumentativa e alternativa: princípios, recursos e práticas
Informações
- Público-alvo: Professores da Educação Básica, orientadores educacionais, orientadores pedagógicos, graduados em cursos de licenciatura e mediadores.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Identificar os conceitos básicos e os tipos de ferramentas e recursos da comunicação aumentativa e alternativa (CAA); explicar os fundamentos teóricos da CAA e sua relevância na inclusão escolar e social; demonstrar o uso prático de dispositivos de alta e baixa tecnologia em atividades educativas; examinar casos reais para identificar barreiras e oportunidades na implementação da CAA; criar um plano de comunicação personalizado com base em cenários específicos; avaliar a eficácia de diferentes ferramentas de CAA em contextos educacionais e terapêuticos.
- Ementa:
- Introdução à comunicação aumentativa e alternativa (CAA)
- Definições e histórico da CAA;
- Perspectivas globais (ISAAC) e nacionais na área;
- Importância da CAA para a inclusão e desenvolvimento.
- Bases teóricas e éticas da CAA
- Princípios éticos na utilização de recursos alternativos;
- Relações interdisciplinares: Fonoaudiologia, Educação, Psicologia e Terapia Ocupacional.
- Recursos e tecnologias
- Tipos de recursos: alta e baixa tecnologia;
- Pranchas de comunicação, dispositivos móveis e sintetizadores de fala.
- Práticas e estratégias
- Formação de parceiros comunicativos (família, escola e profissionais);
- Estudo de casos: análise de práticas bem-sucedidas.
- Tendências e desafios
- Pesquisa e desenvolvimento na área nos últimos cinco anos;
- Barreiras culturais e institucionais e como superá-las.
- Introdução à comunicação aumentativa e alternativa (CAA)
- Como funciona: A disciplina foi estruturada com base nos princípios da Andragogia, priorizando a autonomia e a aplicabilidade prática do conhecimento por parte de estudantes adultos, em um ambiente de ensino humanizado. A proposta metodológica contempla quatro encontros síncronos, estrategicamente distribuídos ao longo do curso, para fomentar discussões e sanar dúvidas em tempo real, além de diversas atividades assíncronas. Entre as ferramentas implementadas, destacam-se: questionários, estudos de caso, glossário colaborativo, mapas mentais, resumos e atividades individuais e em grupo. Todo o material de estudo está disponível na sala de aula virtual (AVA), facilitando o acesso aos conteúdos a qualquer momento. As atividades assíncronas incluem fóruns de discussão, nos quais os alunos podem compartilhar reflexões e experiências, enriquecendo o aprendizado por meio da troca de perspectivas. Além disso, a disciplina oferece momentos de autoavaliação, per-mitindo que os cursistas acompanhem seu progresso e identifiquem áreas que demandam maior aprofundamento. Essas estratégias visam atender às necessidades específicas dos cur-sistas, promovendo um aprendizado significativo e alinhado aos desafios práticos da aplica-ção da CAA para estudantes com necessidades complexas de comunicação (NCC).
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professora responsável e mediadora pedagógica: Adriana da Silva Maria Pereira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.