- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Introdução à Educação Especial na perspectiva inclusiva
- Disciplina: Introdução à Educação Especial na perspectiva inclusiva
- ATENÇÃO: Esta disciplina oferece conteúdo didático igual à da disciplina Introdução à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, oferecida na área de Prática Docente, sendo considerada a mesma disciplina para fins de certificação.
Informações
- Público-alvo: professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Refletir sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em turmas do ensino regular, vislumbrando a construção de propostas de ensino inclusivas.
- Ementa:
- Introdução à Educação Inclusiva.
- Contextualização da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
- Contribuições da abordagem histórico-cultural para a inclusão do público-alvo da educação especial.
- A diversidade na sala de aula.
- Mediação Pedagógica.
- Currículo e Diferenciação Pedagógica.
- Ensino Colaborativo.
- Planejamento Educacional Individualizado (PEI).
- Tecnologia Assistiva.
- Práticas Pedagógicas Inclusivas.
- Desenho Universal para a Aprendizagem.
- Encerramento.
- Como funciona: A dinâmica da disciplina contará com aulas síncronas em dias e horários combinados com a turma, além de leitura de textos e artigos científicos, vídeos e a apresentação de respostas e reflexões nos fóruns, que serão a base para a compreensão do conteúdo estudado. As atividades serão individuais postadas na sala de aula de aula virtual, proporcionando a troca de conhecimentos entre a professora e os participantes. As avaliações serão quinzenais com a apresentação das reflexões nos fóruns da sala de aula virtual e a participação nas aulas síncronas contarão na soma da nota da avaliação final. As notas serão mensuradas a partir da avaliação da apresentação das respostas e a compreensão do conhecimento apresentado.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Professora responsável: Luciana de Barros Oliveira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.