- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Pedagogia da Saúde: sexualidade e educação
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Esta disciplina foi concebida no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que definem a orientação sexual como tema transversal, tendo como característica a permeabilidade para o interior das matérias escolares fundamentais. Pretende abordar a sexualidade de forma transdisciplinar, dialogando sobre o tema por meio dos referenciais teóricos da História e Antropologia da Sexualidade, Psicologia, Psicanálise, Biologia e Medicina, saúde coletiva e medicinas vitalistas.
- Ementa:
- Biologia Sexual I: fertilidade e ciclos femininos; leitura da saúde através da menstruação; práticas de orientação para prevenção de gravidez indesejada na adolescência.
- Biologia Sexual II: resumo das doenças sexualmente transmissíveis (DST). Práticas de orientação à prevenção de DST.
- Medicina e Sexualidade: determinantes afetivo-sexuais do adoecimento.
- Psicologia e Sexualidade: relacionamentos afetivo-sexuais, regras e contratos relacionais, práticas para solução de conflitos afetivo-sexuais.
- Psicologia, Antropologia e Sociologia da Sexualidade: definições de abuso sexual, masculinidades tóxicas; feminilidades tóxicas; práticas de capacitação para identificar situações abusivas.
- Psicologia, Antropologia e Sociologia da Sexualidade: a construção do sujeito e identidade de gênero. Práticas para identificação de conflitos.
- Pedagogia da Sexualidade: estudos de caso sobre propostas pedagógicas centradas em Educação Sexual.
- Como funciona: Durante o período letivo os cursistas poderão requisitar suporte para utilizar as tecnologias necessárias para o seu melhor desempenho durante a formação continuada, de modo a criar o seu perfil, trabalhar com downloads e uploads de arquivos, participar de fóruns e utilizar ferramentas assíncronas de interação. As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula. O material está organizado em unidades que serão disponibilizadas ao longo do período e em cada unidade os cursistas terão como base para os seus estudos os textos-base, os roteiros de ações e eventuais materiais midiáticos. A avaliação irá ocorrer durante todas as etapas do curso e será composta pela participação dos cursistas nos diferentes fóruns, na formulação e reformulação de um plano de ensino e demais atividades oferecidas.
Equipe
- Coordenador da área: Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
- Professor responsável: Eduardo F. Alexander Amaral de Souza - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.