- Área: Matemática
- Curso:Aspectos da Educação Matemática
- Disciplina: Visualização e manipulação de conceitos geométricos
Informações
- Público-alvo: Professores de Matemática e áreas afins.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Desenvolver aspectos teóricos e práticos do pensamento geométrico; discutir aspectos da visualização com tecnologias digitais no auxílio do ensino de Geometria; elaborar situações didáticas para o ensino e aprendizagem de Geometria.
- Ementa:
- Aspectos pedagógicos e conceituais: a importante articulação das atividades em Geometria com os demais elementos do planejamento: objetivos, conteúdos e metodologia. Concepções teóricas distintas sobre materiais curriculares (MC) e materiais curriculares e objetos digitais (MCOD) para a visualização em Geometria, a partir de modelos cognitivos distintos como o Modelo de Van Hiele para a visualização em Geometria; vistas principais no ensino de Geometria Descritiva, Geometria Fractal e outros;
- Aspectos matemáticos: exploração e formulação de questões e fichas de atividades. Teste e reformulação. Justificação e avaliação. Resolução de problemas geométricos;
- Atividades práticas: preenchimento de fichas investigativas; procedimentos para elaboração de atividades e sequências didáticas sobre visualização em Geometria com e sem o uso de ambientes digitais para a abordagem de objetos de conhecimento curriculares contendo recursos para a abordagem da Geometria Plana, Espacial, Descritiva e Fractal.
- Como funciona: A disciplina iniciará abordando conceitos relativos às concepções teórico-metodológicas sobre visualização em Geometria. Na sequência, serão apresentados princípios para a elaboração de atividades. O professor será orientado a resolver e elaborar atividades sobre visualização de conceitos geométricos. Cada semana haverá uma tarefa (avaliação) em forma de ficha investigativa, a ser preenchida e enviada pelos cursistas por um link específico na plataforma. Serão propostos fóruns temáticos nos quais pretende-se discutir não apenas aspectos teóricos que permeiam a visualização e manipulação de conceitos em Geometria, mas também considerando práticas pedagógicas exitosas dos cursistas em sala de aula. Será um momento rico de trocas de experiências. Haverá ainda, como suporte aos cursistas, vídeos tutoriais de própria autoria especificamente criados para o curso (e ou vídeos tutoriais disponíveis no YouTube) e possivelmente uma live que poderá ser apresentada pelo próprio professor responsável da disciplina ou por professores especialistas convidados que possuem expertise no assunto. Trata-se de um momento em que os cursistas terão a oportunidade de interagir com o palestrante e participar de enquetes virtuais no momento da live. A live será dinâmica e interativa, preferencialmente no formato de oficina. Mesmo não sendo obrigatória, os professores que participarem, ao vivo, da live ganharão 10 pontos extras. Em síntese, a avaliação acontecerá mediante a participação nos fóruns e envio de tarefas com o preenchimento de fichas investigativas, que abordarão atividades em que o professor também terá a oportunidade de elaborar sequências didáticas sobre visualização de conceitos em Geometria com e sem o uso de ambientes digitais para a abordagem de objetos de conhecimento na Educação Básica.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável e mediador pedagógico: Marcelo de Oliveira Dias - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.