- Área: Matemática
- Curso: Ensaios matemáticos em sala de aula
- Disciplina: A linguagem de programação Python no ensino da Matemática
Informações
- Público-alvo: Docentes que ensinam Matemática e disciplinas correlatas interessados em aplicar a lingua-gem de programação Python em suas aulas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Capacitar professores quem ensinam Matemática para integrar os fundamentos do pensamento computacional ao ensino, utilizando a linguagem de programação Python como ferramenta para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo, tendo como arcabouço teórico conteúdos matemáticos do Ensino Básico em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Ementa:
- Fundamentos da linguagem de programação Python: introdução ao ambiente Python (Google Colab); estrutura básica da linguagem: variáveis, tipos de dados e operadores; estruturas de controle: condicionais e loops;
- Operações matemáticas básicas: operações aritméticas fundamentais (soma, subtração, multiplicação, divisão); potenciação, radiciação e módulo; operações com frações; criação e manipulação de funções matemáticas em Python;
- Módulos matemáticos essenciais: utilização dos módulos math, cmath, numpy, scipy e random; manipulação de arrays, vetores e matrizes com NumPy;
- Representação gráfica e visualização de dados: representação gráfica de funções matemáti-cas; plotagem interativa com seaborn ou plotly;
- Aplicações matemáticas em Python: resolução de equações e sistemas lineares; operações com polinômios e raízes de funções; matrizes e operações matriciais.
- Como funciona: A disciplina iniciará abordando exemplos de objetos matemáticos elaborados com Python bem como materiais como artigos que relacionam as seguintes temáticas: “pensamento computacional”, Python” e “ensino da Matemática”. A disciplina será dividida em oito módulos; em cada um (exceto para o Módulo 1, que será um fórum temático) haverá uma tarefa avaliativa proposta (criação de aplicativo) e enviada pelos cursistas por um link es-pecífico na sala de aula virtual, o que totalizará 100 pontos. Serão propostos fóruns temá-ticos não avaliativos (exceto o primeiro) nos quais pretendemos discutir não apenas aspec-tos teóricos que permeiam o uso da linguagem de programação Python no ensino-aprendizagem da Matemática como também a criação de um ambiente rico de comparti-lhamento de projetos. Será um momento rico de trocas de experiências. Haverá ainda, como suporte aos alunos, um “fórum de ajuda” para cada módulo no qual os alunos terão suas dúvidas solucionadas em, no máximo, 48h; vídeos tutoriais de própria autoria especi-ficamente criados para a disciplina; vídeos tutoriais disponíveis no YouTube, além de, ao menos, uma live que poderá ser apresentada pelos próprios professores coordenadores ou por professores convidados que possuem expertise no tema proposto. Os alunos terão a oportunidade de interagir com o palestrante e participar de enquetes virtuais no momento da live. Todas as lives serão dinâmicas e interativas, preferencialmente no formato de ofi-cinas. Mesmo não sendo obrigatórias, os alunos que participarem ao vivo das lives ganha-rão 10 pontos extras em cada uma. A avaliação acontecerá mediante envio de tarefas e/ou participação em fóruns temáticos.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável e mediador pedagógico: Wendel de Oliveira Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.