- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Física
- Disciplina: Aplicação do método científico em sala de aula com o uso da IA ChatGPT
Informações
- Público-alvo: Professores de Física, Matemática, Biologia e Química
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem:
Objetivo geral: Desenvolver a capacidade dos professores e educadores para o uso da IA ChatGPT como ferramenta de apoio na aplicação do método científico em sala de aula, promovendo a investigação, o pensamento crítico e o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem científica.
Objetivos específicos:- Analisar os princípios do método científico e sua importância no desenvolvimento do pensamento crítico.
- Explorar o uso da IA ChatGPT para auxiliar na formulação de hipóteses, experimentação e análise de dados.
- Aplicar o ChatGPT em atividades práticas para despertar a curiosidade científica dos alunos.
- Aprender a personalizar o uso do ChatGPT para diferentes áreas de estudo e níveis educacionais.
- Desenvolver projetos e atividades que envolvam o método científico com o apoio do ChatGPT.
- Caracterizar as práticas pedagógicas implementadas com o uso do ChatGPT e identificar as melhores estratégias de ensino.
- Ementa:
- Definição e etapas do método científico (observação, formulação de perguntas, hipótese, experimentação, análise e conclusão).
- Introdução à IA e ao ChatGPT: o que é, como funciona e seu papel na educação.
- Vantagens e limitações do uso da IA no contexto educacional.
- Utilizando o ChatGPT para ajudar alunos a formular perguntas investigativas.
- Exemplos de como a IA pode promover a reflexão e gerar novas perguntas.
- Atividades práticas para uso do ChatGPT em discussões e debates exploratórios em sala de aula.
- Como estruturar um experimento em sala de aula com a ajuda do ChatGPT.
- O papel do ChatGPT na escolha de variáveis, no planejamento dos métodos e na previsão de possíveis resultados.
- Exemplos de projetos e atividades práticas de ciências com a IA.
- Utilizando o ChatGPT para guiar alunos na análise e interpretação de dados.
- Ferramentas e dicas para explorar e validar resultados de experimentos com o ChatGPT.
- Atividades de interpretação de dados e raciocínio lógico em diversas disciplinas.
- Apoio do ChatGPT para estruturar relatórios científicos e apresentações.
- Como incentivar a reflexão crítica sobre os resultados e conclusões obtidos.
- Exercícios de escrita científica e como a IA pode aprimorar a capacidade de comunicação.
- Estratégias para avaliar o impacto do uso do ChatGPT nas atividades científicas.
- Reflexão sobre ética e uso responsável da IA em atividades educacionais.
- Discussão de melhores práticas e aprimoramento das metodologias aplicadas com a IA.
- Como funciona: A disciplina é oferecida na sala de aula virtual e durante o período de seu desenvolvimento os cursistas poderão requisitar suporte para utilizar as tecnologias necessárias para o seu melhor desempenho durante a formação continuada. Suportes relacionados à criação de seu perfil, ao trabalho com downloads e uploads de arquivos, à participação de fóruns, à utilização de ferramentas assíncronas de interação, dentre outros. As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula virtual. A disciplina está organizada em unidades que serão disponibilizadas ao longo do período e em cada unidade os cursistas terão como base para os seus estudos os textos-base, os roteiros de ações e eventuais materiais midiáticos que serão disponibilizados. A avaliação da disciplina estará vinculada à conclusão das atividades vinculadas aos objetivos de aprendizagem descritos na disciplina e a nota final (NF) obtida será calculada pela simples soma das notas parciais de cada atividade realizada e, considerando-se o total máximo de 100 pontos. Serão considerados aprovados os cursistas com Nota final (NF) maior ou igual a 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Eduardo Pilad Nóbrega - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.