- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Arte
- Disciplina: Materiais didáticos para o ensino de Arte: discussões e práticas
Informações
- Público-alvo: Professores de Arte e demais docentes das áreas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Promover reflexões sobre arte-educação, seu recorte teórico, narrativas e eventos destacados nos conteúdos e materiais didáticos presentes em sala de aula. Analisar o currículo escolar e o contexto social, político e cultural do discente, baseado nos debates propostos, para repensar a arte-educação na contemporaneidade, entre os quais o pensamento decolonial, que sugere reintroduzir e representar a descontinuidade geográfica e epistemológica acerca da arte e das expressões artísticas. Destacar pesquisas e manifestações artísticas sobre o pensamento decolonial e os saberes artísticos como formadores em sentido amplo e tendo como foco a prática docente para promover habilidades práticas e reflexões conceituais sobre as realidades, adversidades e os desafios para formação do sujeito contemporâneo no espaço escolar.
- Ementa:
- O ensino de Arte e a formação docente na área;
- Análise da LDB nº 9.394/96, dos demais documentos do MEC e da Seeduc/RJ que orientam o ensino de Arte na escola básica do Brasil e mais especificamente do Rio de Janeiro;
- A produção artística contemporânea e a criação de outras narrativas de eventos e personagens presentes na História da Arte que foram silenciados, como elementos a serem incorporados à prática pedagógica e às experiências didáticas na escola;
- Análise do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e dos materiais de apoio destinados ao ensino da Arte e à pratica educativa;
- Materiais para o ensino de Arte e a possibilidade do uso de diferentes linguagens visuais em sala de aula como ferramentas de inserção de um pensamento decolonial;
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Competências específicas de Arte.
- Como funciona: A disciplina é dividida em 12 unidades que embasam e incitam discussões a respeito de tópicos específicos referentes à História da Arte e à Educação. Cada unidade conta com textos de apresentação escritos pela professora responsável e materiais complementares, como vídeos preexistentes, artigos especializados e acervos on-line de museus e instituições de arte. Contamos, por fim, com atividades avaliativas ao longo de toda a disciplina que envolvem tanto o aprofundamento do conhecimento sobre o assunto como a troca de experiências entre os cursistas. Na prática, discutiremos os conteúdos propostos na ementa por meio de seis fóruns temáticos e uma tarefa final que consiste na elaboração de um projeto multidisciplinar de mediação cultural. Mais detalhes serão apresentados no Guia da Disciplina, logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável e mediadora pedagógica: Anna Corina Gonçalves - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.