- Área: Ciências Humanas
- Curso: História
- Disciplina: Do outro lado do Atlântico: casos de independência nos países africanos de língua oficial portuguesa
Informações
- Público-alvo: Professores/as com disciplina de ingresso História; professores/as das demais disciplinas relacionadas às Ciências Humanas (Geografia, Sociologia e Filosofia); pedagogos/as; licenciandos/as de períodos finais das áreas correlatas acima.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Esta disciplina busca promover, a partir de documentários, um debate pedagógico para o ensino de História dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops), analisando o debate historiográfico sobre os movimentos de independência de Angola, Moçambique e São Tome e Príncipe. Investigaremos as experiências dos estudantes africanos oriundos dos Palops na sociedade brasileira.
- Ementa:
- Teoria e metodologia de História, documentário e ensino;
- Os movimentos de independência em Angola e Moçambique;
- Os Palops como movimento identitário e dos nacionalismos;
- História dos Palops: perspectivas de ensino e sala de aula.
- Como funciona: A disciplina tem como inspiração o documentário "O outro lado do Atlântico" (2016), produzido por Daniele Ellery e Márcio Câmara. O filme tem como objetivo analisar os diferentes olhares de estudantes oriundos da África de língua portuguesa, em cursos universitários brasileiros nos últimos vinte anos. É possível investigar o "choque de culturas" nesses lados atlânticos. A partir disso, o fio condutor da formação continuada passa a analisar os casos de independência de três países dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops) – Angola, Moçambique e São Tome e Príncipe. A questão problema nessas unidades é "como, historicamente, essas nações pensaram sua independência e a construção dos nacionalismos", considerando que a invenção da nação é um produto das narrativas históricas. Em seguida, questiona como o conceito de Palops favoreceu um debate de aproximação, unidade e pertencimento desses países. Nesse sentido, a disciplina utilizará os conceitos de nação, nacionalismo, identidade e pertencimento como forma de unidade possível entre os membros dos Palops. Por fim, as atividades serão programadas na sala de aula virtual, distribuídas entre fóruns, textos, análise de vídeos e produção de material didático. Por fim, as avaliações consistirão na participação em fóruns, atividades escritas e na produção de materiais para sala de aula.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Gustavo Pinto de Sousa - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Bruno Sergio Scarpa Monteiro Guedes - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.