- Área: Ciências Humanas
- Curso: História
- Disciplina: "Conversa puxa conversa": teorizando o vivido nos espaços educativos
Informações
- Público-alvo: Professores/as com disciplina de ingresso História; professores/as das demais disciplinas relacionadas às Ciências Humanas (Geografia, Sociologia e Filosofia); pedagogos/as; licenciandos/as de períodos finais das áreas correlatas acima.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: XXX
- Objetivo(s) de aprendizagem: Narrar a própria história; evidenciar a potencialidade da escrita de si como um convite para conversar com o outro; compartilhar narrativas autobiográficas dos professores e pensar a própria educação; refletir sobre as questões que envolvem as tramas escolares; compreender a conversa como metodologia de pesquisa; ressignificar as práticas docentes a partir da conversa entre pares.
- Ementa:
- "No passo da estrada, só faço andar": por que narrar?
- "Quero lhe contar como vivi e tudo o que aconteceu comigo": o que e como narrar?
- "Vagando em verso, eu vim": a escrita de si, um encontro com o outro
- "Já me fiz a guerra por não saber": um convite para narrar é um convite para lutar
- "Na parede da memória": pode a conversa ser metodologia de pesquisa?
- "E jamais termina meu caminhar": narrativas docentes, saberes escolares e horizontes
- Como funciona: Esta disciplina se organizará em seis unidades temáticas, nas quais há indicações de leituras, bem como sugestões de materiais audiovisuais para serem vistos. A avaliação consistirá na soma dos envios das tarefas propostas, tais como: as participações nos seis fóruns de discussão e a feitura do trabalho final. Em relação dos conteúdos mobilizados, inicia-se com a proposta de pensarmos que o ato de narrar a (auto)biografia reacende os desafios de se reconhecer como sujeito e objeto da própria investigação ao assumir concomitantemente os papéis de escritor, narrador e personagem da história, dos quais sobressaem as seguintes questões: quais elementos devem ser enumerados na constituição do processo formativo? Quais memórias elencar? O que não pode ficar de fora do texto? Nesse sentido, esta disciplina se coloca como um convite para pensarmos a importância de narrarmos nossas histórias, uma vez que tais relatos potencializam a nossa capacidade de compreendermos a nós mesmos e aos outros. Tais narrações podem nos levar a refletir sobre a direção que estamos dando aos nossos passos, bem como perceber que os desafios enfrentados por nossos pares se assemelham aos nossos. As reflexões mobilizadas por esses saberes nos possibilitam repensar e ressignificar as nossas atuações docentes.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Phellipe Patrizi Moreira - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Eric Vidal Ferreira da Guia - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.