- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Lendo mulheres: representação feminina na literatura brasileira
Informações
- Público-alvo: Professores da Educação Básica de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Problematizar a noção de autoria em obras literárias em diálogo com os estudos de gênero; retomar criticamente textos da tradição da literatura nacional e os contemporâneos em uma perspectiva generificada; mostrar e orientar análises de obras específicas com ênfase na forma como se delineiam as representações de mulheres.
- Ementa:
- Conceito de autoria e seu papel na construção de estereótipos da figura feminina em diálogo com contribuições críticas a respeito dos estudos de gênero;
- Leitura e análise de obras literárias e/ou autores selecionados que compuseram o “cânone” da literatura brasileira e que criaram “perfis” de mulheres;
- Estudo de obras escritas por mulheres no século XIX a fim de observar marcas de representação que apontam particularidades dessa autoria;
- Breve painel da literatura contemporânea nacional escrita por mulheres e seus efeitos políticos e estéticos em relação a uma ideia de “tradição literária”;
- Diálogo com documentos educacionais orientadores que ofereçam suporte na busca por um ensino que preze pelo direito à educação para a igualdade de gênero.
- Como funciona: Na maior parte das unidades, serão privilegiados os textos literários a fim de estimular uma produção crítica por parte dos cursistas, mobilizando o debate a respeito de suas próprias bagagens culturais. A estrutura de avaliação é constituída por seis atividades: cinco fóruns temáticos e uma tarefa individual de envio em arquivo único, na qual se solicitará uma produção escrita que dialogue com as contribuições apresentadas pela disciplina e com uma obra selecionada no repertório de leituras de cada cursista.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável e mediadora pedagógica: Jucilene Braga Alves Mauricio Nogueira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.