- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Informática Educativa
- Disciplina: Aplicação de inteligência artificial para sala de aula: questões éticas
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar os principais desafios éticos da aplicação da IA na educação; identificar o problema do viés dos dados na IA e suas implicações para a diversidade; debater a questão da autoria e integridade da pesquisa no uso da IA por estudantes. Promover o letramento em IA entre educadores e alunos, capacitando-os para o uso ético e responsável dessas ferramentas.
- Ementa:
- Discussão sobre a aplicação da inteligência artificial (IA) no contexto educacional, com foco nos desafios éticos que surgem com sua crescente implementação;
- Importância do letramento em IA para professores e alunos, incluindo estratégias para promoção do uso ético dessas ferramentas;
- Integridade da pesquisa e autoria dos alunos;
- Preconceito e discriminação nos algoritmos;
- Autonomia e dependência tecnológica e o impacto no papel dos educadores;
- Relação entre IA e plágio.
- Como funciona: A dinâmica de aprendizagem nesta disciplina será estruturada para estimular a interação, a reflexão crítica e o desenvolvimento contínuo dos cursistas. Serão utilizadas ferramentas de interação assíncronas, como fóruns de discussão, atividades colaborativas e videoaulas gravadas, permitindo que os cursistas explorem os conteúdos e participem dos debates conforme sua disponibilidade. A avaliação formativa incluirá quizzes, tarefas e discussões baseadas em estudos de caso, com feedback imediato e construtivo para orientar o aprendizado. A mediação oferece suporte contínuo por meio de mensagens, feedback detalhado e sessões de tira-dúvidas.
Equipe
- Coordenadora da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: Elaine Rodrigues Perdigão - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Patrícia Grasel da Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.