- Área: Educação Especial e Inclusiva
 - Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
 - Disciplina: Altas habilidades/superdotação e dupla excepcionalidade: AH/SD e TDAH
 
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
 - Duração do curso: 12 semanas
 - Carga horária: 30 horas
 - Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
 - Objetivo(s) de aprendizagem: Ampliar o conhecimento acerca do tema altas habilidades/superdotação; compreender o TDAH nos indivíduos superdotados; estabelecer relações entre a assincronia emocional e o desenvolvimento da criança e adolescente AH/SD e 2e; conhecer a legislação vigente acerca do assunto; desenvolver estratégias educacionais inclusivas para educandos AH/SD e 2e.
 - Ementa: 
  		
- Conceito de altas habilidades/superdotação
 - O que é a inteligência?
 - Quociente de inteligência (QI)
 - Múltiplas inteligências
 - Teoria dos Três Anéis (Renzulli, 1986)
 - Conceito de TDAH
 - Hiperativo/impulsivo
 - Desatento
 - Misto/combinado
 - O TDAH na AH/SD
 - Identificando a superdotação, o TDAH e a 2e
 - Avaliação neuropsicológica: como acontece
 - Testagem, observação e QI
 - Aspectos emocionais e sociais da superdotação e 2e
 - Assincronia de desenvolvimento
 - O estereótipo do "gênio"
 - Legislação
 - Enriquecimento e aprofundamento curricular
 - Aceleração
 - Sala de recursos
 - Práticas educacionais inclusivas
 
 - Como funciona: A disciplina busca proporcionar conhecimento acerca de um tema ainda pouco discutido na educação, propondo capacitar educadores não apenas a observar possíveis alunos com tais condições e orientar as famílias na busca pelo diagnóstico apropriado como compreender práticas educacionais inclusivas para esse público. A disciplina contará com a apresentação de referencial teórico sobre o tema abordado e indicação de vídeos e filmes, além de aulas síncronas para reflexão e debate do conteúdo apresentado.
 
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professora responsável: Bruna Vianna da Cruz Arruda - Currículo Lattes
 
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.
