- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Autismo e transição para a vida adulta: desafios e oportunidades
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender as especificidades do desenvolvimento socioemocional de alunos autistas; Promover estratégias eficazes de intervenção baseadas em evidências; Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração com pais e cuidadores; Planejar e implementar transições bem-sucedidas para a vida adulta; Introduzir a importância de elaborar Planos Individualizados de Transição (PIT) adequados às necessidades dos alunos autistas.
- Ementa:
- Compreendendo as necessidades socioemocionais de alunos com autismo
- Diferenças no desenvolvimento socioemocional entre crianças com e sem autismo.
- Papel das emoções e da regulação emocional no autismo.
- Estratégias para apoiar o desenvolvimento socioemocional
- Intervenções baseadas em evidências: Terapia ABA (Análise Comportamental Aplicada), terapia ocupacional, e terapia de integração sensorial.
- Ensino de habilidades sociais em contextos naturais (escola, casa, comunidade).
- Promovendo habilidades de vida e autonomia
- Métodos de ensino de habilidades práticas e de vida diária.
- Uso de tecnologias assistivas para promover a autonomia.
- Comunicação eficaz com pais e cuidadores
- Técnicas de comunicação colaborativa e empática.
- Utilização de ferramentas digitais para melhorar a comunicação entre escola e casa.
- Apoiando a família na jornada educacional
- Treinamento parental: programas e suas eficácias.
- Estratégias para envolver a família na educação do aluno autista.
- Recursos e suporte disponíveis para a família
- Mapeamento de serviços e recursos disponíveis na comunidade.
- Grupos de apoio e redes sociais para pais de crianças autistas.
- Preparação para a transição para a vida adulta
- Planejamento de transição: elaboração de planos individualizados de transição (PIT).
- Desafios comuns na transição e estratégias para superá-los.
- Explorando opções de carreira e estudo
- Programas de treinamento vocacional específicos para autistas.
- Parcerias entre escolas, universidades e empregadores.
- Apoio à vida independente
- Treinamento em habilidades de vida independente: orçamento, transporte, higiene pessoal.
- Moradia assistida e programas de apoio comunitário.
- Técnicas de revisão eficazes para garantir a retenção de informações.
- Estratégias de recuperação de conteúdo e reforço de aprendizagem.
- Avaliação contínua e feedback para melhorar o aprendizado.
Módulo 1: Desenvolvimento Socioemocional
Módulo 2: Colaboração com Pais e Cuidadores
Módulo 3: Planejamento de Futuro e Transição para a Vida Adulta
Módulo Extra: Revisão de Conteúdo e Recuperação
- Compreendendo as necessidades socioemocionais de alunos com autismo
- Como funciona: A disciplina visa oferecer formação básica sobre o tema, combinando módulos assíncronos com videoaulas, textos, vídeos e fóruns, além de 2 (dois) encontros síncronos ao vivo e atividades de recuperação. A metodologia visa capacitar profissionais da educação para identificar e atender às necessidades de pessoas com autismo, compreendendo de forma empática o desenvolvimento socioemocional e refletindo sobre as perspectivas de transição para a vida adulta, promovendo a inclusão e o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. A avaliação da disciplina será contínua e diversificada, visando verificar se os objetivos foram alcançados e intervir no processo de acordo com a realidade da aprendizagem apresentada. As atividades avaliativas incluirão: Fóruns de discussão: Participação e contribuição em debates sobre temas relevantes, permitindo a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes. Questionários: Avaliações objetivas e de múltipla escolha para verificar a compreensão dos conteúdos abordados em determinados módulos. Estudos de caso: Análise e resolução de situações práticas relacionadas ao desenvolvimento socioemocional e à transição para a vida adulta de alunos autistas. Relatórios reflexivos: Reflexões escritas sobre as experiências de aprendizagem e aplicação dos conceitos na prática educativa. A avaliação será pautada pelo alinhamento com os objetivos da disciplina, garantindo que os participantes desenvolvam as competências necessárias para apoiar de forma eficaz os alunos autistas em sua jornada para a vida adulta.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professor responsável: Alexandre Botelho José - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.