- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Acessibilidade curricular para a diversidade e inclusão social
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Viabilizar a familiaridade com a temática acessibilidade curricular e os conceitos que a perpassam; oportunizar a elaboração de conhecimentos para práticas pedagógicas voltadas para a diversidade e a inclusão; promover a elaboração e implementação de atividades e perspectivas de acessibilidade para a superação de barreiras (física, de comunicação, de informação e atitudinal).
- Ementa:
- Acessibilidade curricular: conceitos e perspectivas;
- Desenho Universal para Aprendizagem;
- Plano educacional para acessibilidade;
- Educação Especial Inclusiva: estudantes públicos, conceito e políticas públicas;
- A importância da interseccionalidade na inclusão em Educação;
- Ambientes educacionais acessíveis e tecnologia assistiva;
- Plano educacional individualizado e plano individualizado de transição;
- Educação Especial Inclusiva nos processos avaliativos;
- Elaboração de recursos pedagógicos acessíveis.
- Como funciona: A disciplina contará com leituras de textos, artigos científicos, vídeos, fóruns e aulas síncronas. As atividades serão individuais, mas haverá estímulos para troca de experiências e conhecimentos entre os participantes. As avaliações serão continuadas, considerando a participação nos fóruns, a realização das atividades e a apresentação das reflexões.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professora responsável: Marisa Mendes Machado de Souza - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.