- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Recursos pedagógicos para alunos cegos
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas, orientadores educacionais, orientadores pedagógicos, graduados em cursos de licenciatura e mediadores.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Refletir sobre os desafios da implementação da Educação Inclusiva no contexto brasileiro, como a falta de infraestrutura adequada, a carência de formação docente e as barreiras atitudinais; identificar as barreiras à aprendizagem que estudantes cegos podem enfrentar no contexto escolar, como a falta de materiais acessíveis e a inadequação das metodologias de ensino; identificar as causas mais comuns de cegueira e as estratégias de ensino mais adequadas conforme as especificidades; analisar os impactos da cegueira no desenvolvimento e na aprendizagem dos estudantes, considerando aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais; compreender as diferentes abordagens para a construção de conceitos por estudantes cegos, considerando a utilização de recursos sensoriais, táteis e auditivos; analisar as implicações pedagógicas da cegueira no processo de ensino-aprendizagem, considerando as necessidades específicas em relação à percepção visual, à leitura, à escrita e à comunicação; construir recursos pedagógicos inovadores para estudantes cegos utilizando diferentes tecnologias e estratégias de ensino.
- Ementa:
- Educação Inclusiva (marcos legais e históricos);
- Cegueira: aspectos biológicos;
- Estimulação precoce, construção de conceitos e motricidade dos estudantes cegos;
- Processo de ensino-aprendizagem e inclusão escolar de estudantes cegos;
- Práticas pedagógicas, confecção de recursos, estratégias e tecnologia assistiva: caminhos para a inclusão escolar e ensino de estudantes cegos.
- Como funciona: A disciplina conta com uma proposta atrelada à Andragogia e dinâmica humanizada, com quatro encontros síncronos, atividades assíncronas (fóruns de discussão, questionários, mapas mentais e resumos, entre outras) e todo material de estudo disponível na sala de aula virtual.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professora responsável: Adriana da Silva Maria Pereira - Currículo Lattes
- Mediadora pedagógica: Adriana da Silva Maria Pereira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.