- Área: Prática Docente
 - Curso: Instrumentação para o Ensino
 - Disciplina: Nesta jornada que chamamos de ensino
 
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
 - Duração do curso: 12 semanas
 - Carga horária: 30 horas
 - Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
 - Objetivo(s) de aprendizagem: Refletir sobre as memórias e emoções que implicam em nossas práticas de ensino. Pensar colaborativamente o ato de ensinar em seus aspectos biopsicossociais a partir dos sentidos e significados experienciados e assumidos nessa jornada.
 - Ementa: 
  		
- Que teorias de ensino assumimos em nossa prática docente?
 - Sentidos do aprender e do ensinar;
 - Ludificando o ensinar;
 - Ensino e bem-estar docente;
 - Consciência, interioridade e gestão do tempo no ensino;
 - Emoção e gratidão no ensino;
 - Sentidos e significados no ensino: partindo de nossa jornada.
 
 - Como funciona: A disciplina ocorrerá de forma totalmente on-line. Haverá, pelo menos, duas aulas remotas síncronas não obrigatórias aos sábados pela manhã. A disciplina será estruturada em fóruns semanais, com sugestão de leituras e debates colaborativos que ocorrerão nos fóruns da sala de aula virtual. Para a aprovação, o/a cursista deve atingir o mínimo de 60 pontos.
 
Equipe
- Coordenador da área: Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
 - Professor responsável: Cláudia Lins - Currículo Lattes
 
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.
