- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Nesta jornada que chamamos de ensino
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Refletir sobre as memórias e emoções que implicam em nossas práticas de ensino. Pensar colaborativamente o ato de ensinar em seus aspectos biopsicossociais a partir dos sentidos e significados experienciados e assumidos nessa jornada.
- Ementa:
- Que teorias de ensino assumimos em nossa prática docente?
- Sentidos do aprender e do ensinar;
- Ludificando o ensinar;
- Ensino e bem-estar docente;
- Consciência, interioridade e gestão do tempo no ensino;
- Emoção e gratidão no ensino;
- Sentidos e significados no ensino: partindo de nossa jornada.
- Como funciona: A disciplina ocorrerá de forma totalmente on-line. Haverá, pelo menos, duas aulas remotas síncronas não obrigatórias aos sábados pela manhã. A disciplina será estruturada em fóruns semanais, com sugestão de leituras e debates colaborativos que ocorrerão nos fóruns da sala de aula virtual. Para a aprovação, o/a cursista deve atingir o mínimo de 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
- Professor responsável: Cláudia Lins - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.