- Área: Prática Docente
- Curso: Instrumentação para o Ensino
- Disciplina: Pedagogia da Saúde: gerenciamento emocional para educadores
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Orientar os docentes para promoção de saúde emocional, com olhar específico para facilitar a solução de problemas emocionais associados à atividade laboral do professor e gerenciar/harmonizar o ambiente emocional da sala de aula.
- Ementa:
- O papel das práticas de promoção de saúde de medicinas integrativas e vitalistas no contexto da sala de aula
- O perfil dos problemas emocionais do professor
- O papel das emoções na saúde e no sistema imune
- A psicossomática; A dinâmica vital das 7 emoções (medo, pânico, euforia, tristeza, melancolia, preocupação, raiva);
- Apresentação das práticas de promoção de saúde emocional
- Apresentação das práticas de gerenciamento emocional de ambientes escolares
- Como funciona: Haverá pelo menos duas aulas remotas, síncronas, ao longo do curso, com datas divulgadas no início do curso. O curso será estruturado em atividades semanais, com apresentação de conteúdo. Debates colaborativos ocorrerão em atividades de fóruns e especialmente nas aulas remotas síncronas. Para aprovação o/a cursista deve atingir o mínimo de 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
- Professor responsável: Eduardo F. Alexander Amaral de Souza - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.