- Área: Matemática
- Curso: Ensaios matemáticos em sala de aula
- Disciplina: Matemática: Problemas de Contagem
Informações
- Público-alvo: Professores de Matemática do Ensino Médio em atuação, interessados em aprofundar seus conhecimentos e habilidades na resolução e ensino de problemas de contagem. A disciplina é especialmente desenvolvida para educadores que desejam atualizar suas metodologias de ensino, integrar novas abordagens didáticas e enfrentar os desafios do ensino de combinatória e probabilidade de maneira mais eficaz.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo geral é desenvolver a habilidade de solucionar problemas complexos de contagem utilizando técnicas avançadas de análise combinatória, tendo como resultados esperados capacitar alunos para resolver problemas avançados de contagem e aplicar esses conhecimentos em diversos contextos práticos e teóricos. Os objetivos específicos são aplicar o Princípio Fundamental da Contagem em diferentes contextos; calcular e aplicar permutações e combinações em problemas com e sem restrições; resolver problemas com múltiplos conjuntos utilizando o Teorema de Inclusão-Exclusão; aplicar o Princípio de Pigeonhole em distribuições complexas; resolver problemas de divisão específica com a partição de conjuntos; utilizar métodos recursivos e desenvolver fórmulas para recursão e fórmulas fechadas.
- Ementa:
- Introdução à Análise Combinatória;
- Permutações;
- Combinações;
- Teorema das contagens inclusivas e exclusivas;
- Princípio de Pigeonhole;
- Partição de Conjuntos;
- Técnicas de recursão e fórmulas fechadas;
- Aplicações práticas da Análise Combinatória.
- Como funciona: A disciplina será acompanhada por um professor-tutor dedicado, que guiará os alunos ao longo de todo o curso. As avaliações, baseadas no material disponibilizado, comporão a nota final da disciplina. Todas as atividades e participações em fóruns serão corrigidas e pontuadas pelo professor-tutor para garantir um feedback constante. Os materiais de ensino incluirão vídeos tutoriais, textos e livros gravados acessíveis para visualização durante todo o período da disciplina. Esses recursos são projetados para integrar teoria e prática, proporcionando uma compreensão aprofundada dos temas abordados. Durante todo o curso, os alunos terão acesso a um fórum de dúvidas, um canal aberto para esclarecer questões e receber suporte contínuo para superar desafios e consolidar o aprendizado.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável: Jorge André Silva de Paiva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.