- Área: Matemática
- Curso: Aspectos da Educação Matemática
- Disciplina: Construção de aplicativos matemáticos com App Inventor
Informações
- Público-alvo: Professores/as de Matemática e áreas afins.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Capacitar docentes capazes de inserir, no contexto de sala de aula, fundamentos do pensamento computacional através da linguagem de programação com o uso da plataforma App Inventor, que se constitui em um ambiente propício para a construção de aplicativos para smartphone e tablets tendo como arcabouço teórico conteúdos matemáticos do Ensino Básico em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Ementa:
- O pensamento computacional na Educação Básica: o aluno como protagonista de seu próprio aprendizado;
- Introdução à plataforma App Inventor e as ferramentas básicas;
- Conhecendo a galeria do App Inventor e criação do primeiro aplicativo: criando uma calculadora;
- Criação do segundo aplicativo: classificando um triângulo quanto às medidas de seus lados e ângulo;
- Criação do terceiro aplicativo: trabalhando com elementos estatísticos;
- Criação do quarto aplicativo: equações quadráticas;
- Criação do quinto aplicativo: matrizes e determinantes;
- Projeto final: confecção de um aplicativo com objeto matemático à escolha do/a cursista, utilizando as ferramentas apresentadas ao longo da disciplina.
- Como funciona: A disciplina iniciará abordando conceitos relativos ao pensamento computacional. Na sequência, será apresentado o App Inventor 2, suas ferramentas, organização e funcionamento, criação de conta no site e demais configurações. Ao longo da disciplina será proposta a construção de cinco pequenos aplicativos (objetos matemáticos de aprendizagem) interativos de conteúdos matemáticos diversos especificados na ementa. A disciplina será dividida em oito módulos; em cada um (exceção para o Módulo 1 que será um fórum de temático) haverá uma tarefa a ser elaborada (aplicativo) e enviada pelos cursistas por um link específico na plataforma. Serão propostos fóruns temáticos no quais pretendemos discutir não apenas aspectos teóricos que permeiam o uso do App Inventor no ensino-aprendizagem da Matemática como a criação de um ambiente rico de compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas em sala de aula com seu uso. Será um momento rico de trocas de experiências. Haverá ainda, como suporte aos cursistas, videotutoriais de própria autoria especificamente criados para a disciplina (e ou videotutoriais disponíveis no YouTube), além de duas lives que poderão ser apresentadas pelos próprios professores coordenadores ou por professores convidados que possuem expertise no assunto. Os/As cursistas terão a oportunidade de interagir com o/a palestrante e participar de enquetes virtuais no momento da live. Todas as lives serão dinâmicas e interativas preferencialmente no formato de oficinas. Mesmo não sendo obrigatórias, o/a professor/a que participar, ao vivo, das lives ganhará 10 pontos extras em cada uma. A avaliação acontecerá mediante envio de tarefas e/ou participação em fóruns temáticos.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável: Wendel de Oliveira Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.