- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Física
- Disciplina: Inteligência Artificial na sala de aula: explorando o aprendizado em Física na era digital
Informações
- Público-alvo: Professores de Física, Matemática, Biologia e Química.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Introduzir os alunos no conceito de inteligência artificial e sua relevância na Educação contemporânea. Demonstrar como a IA pode ser aplicada de forma eficaz no ensino-aprendizagem da Física. Promover reflexão sobre a transformação do ambiente escolar com a integração da IA na sala de aula. Preparar os alunos para lidar com tecnologias emergentes e desenvolver habilidades digitais essenciais. Desenvolver habilidades de pensamento crítico, criatividade e colaboração por meio da integração da IA no currículo de Física. Descrever os fundamentos da inteligência artificial e sua aplicação na Educação. Explorar as possibilidades oferecidas pela IA para aprimorar a compreensão de conceitos físicos. Utilizar ferramentas e recursos de IA para resolver problemas e simular experimentos de Física. Discutir os desafios éticos e as limitações da IA no contexto educacional. Analisar estudos de caso e exemplos práticos de uso de IA para o ensino de Física. Refletir sobre o impacto da IA no futuro da Educação e as mudanças esperadas no processo de ensino-aprendizagem.
- Ementa:
- O que é IA e sua relevância na educação atual
- Aplicações práticas de IA na vida cotidiana
- Benefícios do uso de IA no processo de ensino-aprendizagem em Física
- Princípios básicos da Física abordados no Ensino Fundamental e Médio
- Como a IA pode auxiliar na compreensão e resolução de problemas físicos
- Exemplos de IA aplicada em experimentos e simulações físicas
- Plataformas educacionais com IA integrada
- Softwares e aplicativos que facilitam a aprendizagem de Física utilizando IA
- A importância da gamificação e da interatividade no ensino de Física com IA
- Questões éticas relacionadas ao uso de IA na sala de aula
- Limitações e desafios a serem considerados ao implementar IA no ensino de Física
- Como garantir a transparência e a equidade no uso de IA em ambientes educacionais
- Casos reais de escolas e professores que estão utilizando IA no ensino de Física
- Resultados alcançados com a implementação de tecnologias baseadas em IA
- Dicas e boas práticas para integrar a IA de forma eficaz no currículo de Física
- Tendências e perspectivas para o uso de IA na Educação nos próximos anos
- Impacto da IA na forma como os alunos aprendem Física e outras disciplinas
- Como se preparar para um ambiente educacional cada vez mais digital e baseado em IA
- Como funciona: A disciplina é totalmente on-line e oferecida na sala de aula virtual e durante o período de seu desenvolvimento os cursistas poderão requisitar suporte para utilizar as tecnologias necessárias para o seu melhor desempenho durante a formação continuada, como suporte relacionado à criação de seu perfil, ao trabalho com downloads e uploads de arquivos, à participação de fóruns, à utilização de ferramentas assíncronas de interação, dentre outros. As atividades serão organizadas segundo o cronograma que será publicado na sala de aula virtual. A disciplina está organizada em unidades que serão disponibilizadas ao longo do período e em cada unidade os cursistas terão como base para os seus estudos os textos-base, os roteiros de ações e eventuais materiais midiáticos que serão disponibilizados. A avaliação da disciplina está vinculada à conclusão das atividades relacionadas aos objetivos de aprendizagem descritos na disciplina, e a nota final (NF) será calculada pela simples soma das notas parciais de cada atividade realizada, considerando o total máximo de 100 pontos. Serão considerados aprovados os cursistas com (NF) maior ou igual a 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Eduardo Pilad Nóbrega - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.