- Área: Ciências da Natureza
 - Curso: Física
 - Disciplina: Ciência no combate às notícias falsas: seu papel na construção da sociedade
 
Informações
- Público-alvo: Professores de Física, Química e Biologia
 - Duração do curso: 12 semanas
 - Carga horária: 30 horas
 - Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
 - Objetivo(s) de aprendizagem: Investigar o papel da divulgação científica feita no país e sua efetividade no combate a notícias falsas (fake news); Abordar, usando pouca Matemática, os temas mais polêmicos envolvendo a ciência, trazendo embasamento científico para a discussão; Questionar o papel dos novos meios de divulgação como agente facilitador e propagador das notícias falsas; Observar, por meio do uso de exemplos práticos, métodos bem-sucedidos de popularização da ciência.
 - Ementa: 
  		
- Notícias falsas na ciência: a importância da Educação em Ciências e o letramento científico na sociedade
 - Terra plana: qual a ideia por trás e de onde veio sua popularização?
 - Quântica está na moda. O uso inapropriado do termo nos mais diversos setores sem qualquer fundamentação teórica
 - Aquecimento global. Afinal, há consenso na ciência? Quais as polêmicas e visões sobre o tema?
 - O uso do método científico: aplicação no desenvolvimento de vacinas
 - Radiação: estamos tão expostos a seus malefícios como dizem?
 
 - Como funciona: A disciplina é formulada em unidades temáticas dentro da sala de aula virtual, sendo totalmente online. Em cada unidade, traremos um tópico importante sobre a temática, que será abordada a partir de texto-base, roteiros de ações e materiais complementares que têm propostas para abordagem dos conteúdos na sala de aula. Em cada unidade, o cursista participará de uma proposta avaliativa que pode incluir: fórum de discussão, tarefas, elaboração de plano de ensino, avaliação por pares, questionários. A avaliação da disciplina estará vinculada à conclusão das atividades relacionadas aos objetivos de aprendizagem descritos na disciplina; a nota final (NF) será calculada pela simples soma das notas parciais de cada atividade realizada, considerando o total máximo de 100 pontos. Serão considerados aprovados os cursistas com NF maior ou igual a 60 pontos.
 
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
 - Professor responsável: Felipe Mondaini - Currículo Lattes
 
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.
