- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Arte
- Disciplina: Construindo novas narrativas: História da Arte no ensino básico
Informações
- Público-alvo: Professores de Arte e demais docentes das áreas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Promover reflexões sobre o ensino da História da Arte, seu recorte teórico, narrativas e eventos destacados nos conteúdos presentes em sala de aula. Pretende-se questionar as narrativas oficiais e a configuração eurocêntrica do mundo da arte como uma história totalizante. Procura-se destacar pesquisas sobre o pensamento decolonial e os saberes artísticos como formadores em sentido amplo e tendo como foco a prática docente, propõe-se desenvolver habilidades práticas e reflexões conceituais sobre o ensino da História da Arte e os desafios para formação do sujeito contemporâneo no espaço escolar.
- Ementa:
- Breve contexto histórico do ensino da Arte e da História da Arte na educação.
- O ensino de Arte e a formação no Currículo Mínimo Seeduc-RJ.
- A produção artística contemporânea como contraponto à história oficial.
- O PNLD e os materiais de apoio destinados ao ensino da Arte e à pratica educativa.
- Linguagens visuais como ferramentas de inserção de um pensamento decolonial.
- Como funciona: A disciplina é dividida em 12 unidades que embasam e incitam discussões a respeito de tópicos específicos referentes à História da Arte e Educação. Cada unidade conta com textos de apresentação escritos pela professora responsável e materiais complementares, tais como vídeos preexistentes, artigos especializados e acervos on-line de museus e instituições de arte. Contamos, por fim, com um conjunto de atividades avaliativas ao longo de todo o curso; elas envolvem tanto o aprofundamento do conhecimento sobre o assunto como a troca de experiências entre os cursistas. Na prática, realizaremos discussão dos conteúdos propostos na ementa por meio de seis fóruns temáticos e uma tarefa final que consiste na elaboração de um projeto multidisciplinar de mediação cultural. Mais detalhes serão apresentados no Guia da Disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável e mediadora pedagógica: Anna Corina Gonçalves da Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.