- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Biologia
- Disciplina: Educação ambiental
Informações
- Público-alvo: Professores de Ciências, Biologia, Física e Química.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Conceituar educação ambiental; Debater acerca da importância do tema em turmas do ensino regular; Refletir sobre as diferentes visões sobre o meio ambiente e a relação delas com as ações antrópica.; Debater a interdisciplinares e a transversalidade sobre o tema meio ambiente; Conceituar as principais vertentes teorico-metodológicas em educação ambiental; Refletir sobre a avaliação e o processo educativo.
- Ementa:
- Estudo sobre as diferentes visões sobre o meio ambiente.
- Desafios acerca do uso dos recursos naturais sem levar ao desequilíbrio ambiental.
- Conceito de educação ambiental.
- Reflexões sobre a temática meio ambiente nas escolas.
- Breve histórico das mudanças no ambiente.
- Debate sobre os impactos antrópicos no meio ambiente.
- A educação ambiental como percepção e ação.
- Reflexões sobre a educação ambiental em uma perspectiva interdisciplinar.
- Principais vertentes teorico-metodológicas em educação ambiental.
- Análise da transversalidade da educação ambiental.
- Níveis de abordagens no trabalho da educação ambiental.
- Debate acerca da educação ambiental no ensino formal e em espaços não-formais.
- A educação ambiental nos currículos escolares.
- Importância do trabalho de campo em educação ambiental.
- Reflexões sobre a avaliação e o processo educativo.
- Como funciona: A disciplina é formulada em sete unidades temáticas onde abordaremos temas sobre educação ambaiental. Em cada unidade, traremos um tópico importante que será abordado a partir de um texto-base, roteiros de ações e materiais complementares que trazem propostas para abordagem dos conteúdos na sala de aula. Em cada unidade, o cursista participará de uma proposta avaliativa que pode incluir: Fórum de Discussão, Tarefas, Elaboração de plano de Ensino, Avaliação por pares, Questionários. A avaliação da disciplina considerará a conclusão das atividades vinculadas aos objetivos de aprendizagem. A nota final (NF) obtida será calculada pela simples soma das notas parciais de cada atividade realizada e, considerando-se o total máximo de 100 pontos. Serão considerados aprovados os cursistas com Nota final (NF) maior ou igual a 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área e professor responsável: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Mediadoras responsáveis:
Profa. Regiane Trigueiro Vicente - Currículo Lattes
Simone Corrêa dos Santos Medeiros - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.