- Área: Ciências Humanas
- Curso: História
- Disciplina: Num Brasil mais africano, outra areia, mesmo mar: narrativas ritmadas ao som do tambor
Informações
- Público-alvo: Professores de História
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Refletir acerca das potencialidades dos discursos proferidos pelas escolas de samba ao fazer circular pelas ruas, terreiros e quintais histórias e memórias afrodiaspóricas, muitas vezes não conhecidas pelo grande público; compreender o surgimento do samba como reflexão do contexto histórico da marginalização dos negros no pós-Abolição; reconhecer a importância das histórias de vida de sambistas para a cultura nacional; debater a potencialidade dos enredos das escolas de samba como provocadores de novos olhares para a História do Brasil.
- Ementa:
- "Já sangrou um oceano": a grande travessia;
- "Um levante à liberdade": história, memória e resistência;
- "Semente de uma legião de fé": o samba é assentado nos terreiros das tias baianas;
- "E os tambores revelam seu afé": surgem as escolas de samba;
- "Pro seu rito incorporar": enredos afros no carnaval;
- "Luz para vencer essa guerra": as escolas de samba com propulsoras da diversidade.
- Como funciona: A disciplina se organizará em seis unidades temáticas, nas quais há indicações de leituras e sugestões de materiais audiovisuais para serem vistos. A avaliação consistirá na soma dos envios das tarefas propostas, tais como participações nos fóruns de discussão e feitura do trabalho final. Sobre as temáticas apresentadas pelas agremiações carnavalescas, debateremos a polissemia da expressão enredos afros, ao passo de refletirmos a potencialidade dos temas das escolas de samba como provocadores de novos olhares para a História do Brasil dentro e fora da sala de aula.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Phellipe Patrizi Moreira - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Eric Vidal Ferreira da Guia - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.