- Área: Ciências Humanas
- Curso: História
- Disciplina: A latinidade em tela: conquista e colonização na América espanhola
Informações
- Público-alvo: Professores de História
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Esta disciplina busca analisar o debate historiográfico sobre a conquista e colonização na América espanhola, a partir de imagens abordagens pedagógicas para o ensino de História da América colonial. Pretende-se, nesse sentido, investigar as experiências de latinidades com base em fontes imagéticas.
- Ementa:
- Teoria e metodologia de História, imagem e ensino;
- Os mecanismos da conquista colonial: a fome, a guerra e a fé;
- A latinidade como resistência e reconfiguração;
- História da América colonial: perspectivas de ensino e sala de aula.
- Como funciona: A disciplina tem como fio condutor a análise da recente historiografia sobre os mecanismos da conquista colonial espanhola. Parte do horizonte metodológico das imagens e vídeos como forma de trabalhar a conquista e a colonização da América espanhola em sala de aula. Nossa preocupação consiste em compreender como as culturas indígenas ressignificaram os processos de colonização. Em linhas gerais, a disciplina se iniciará com um debate sobre a metodologia do uso de imagens. Em seguida, a imersão em um recorte historiográfico atento aos problemas e desdobramentos da colonização espanhola na América. Por fim, o conceito de latinidade será um instrumento de resistência e elaboração de novos saberes, vinculados a uma Pedagogia decolonial que proporcione uma orientação questionadora da matriz eurocêntrica de produção de conhecimento. As atividades serão programadas na sala de aula virtual, distribuídas entre fóruns, textos, análise de fontes e produção de material didático. E, por fim, as avaliações consistirão na participação em fóruns, atividades escritas e na produção de uma análise imagética.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Gustavo Pinto de Sousa - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Bruno Sergio Scarpa Monteiro Guedes - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.