- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Literatura indígena: saberes, textos e abordagens didáticas
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa e Literaturas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Promover a aproximação com a literatura indígena brasileira a partir das perspectivas dos povos originários; incentivar e acompanhar a leitura de textos literários indígenas de horizontes de autoria e gêneros variados; repensar, com base em saberes e textos originários, a concepção de literatura de modo a embasar o trabalho com as literaturas indígenas em sala de aula; fomentar bases teórico-metodológicas e promover espaços de discussão sobre a leitura literária de textos indígenas na Educação Básica; estimular e orientar experiências diversas de trabalho a partir de literaturas indígenas brasileiras em instituições escolares; discutir o papel do professor como mediador da leitura de textos literários indígenas na sala de aula.
- Ementa:
- Os indígenas brasileiros: saberes, fazeres e textos;
- Concepções de literatura: literatura indígena, indigenista e indianista;
- Literatura indígena brasileira: funções, características e temas;
- Panorama de autores e textos representativos da literatura indígena brasileira contemporânea;
- Desafios para abordagem da literatura indígena na Educação Básica;
- Abordagens didáticas e práticas de mediação da leitura de textos literários indígenas na escola.
- Como funciona: A disciplina divide-se em seis grandes unidades que embasam e incitam discussões a respeito de tópicos específicos referentes à literatura indígena brasileira e à abordagem dessa literatura em sala de aula. Cada unidade conta com materiais didáticos originais escritos e veiculados em vídeos elaborados pelo professor da disciplina. Além disso, como materiais complementares, disponibilizamos vídeos preexistentes, artigos especializados e versões digitais de algumas das obras literárias escolhidas. Lives também poderão ser promovidas e seus vídeos disponibilizados para todos depois do seu término. Contamos, por fim, com um conjunto de atividades avaliativas ao longo da disciplina, englobando seis fóruns temáticos e uma tarefa final que consiste na elaboração de um memorial a respeito da experiência de cada cursista na disciplina. Mais detalhes serão apresentados no Guia da Disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professor responsável: Marcel Alvaro de Amorim - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Jorge Amaral - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.