- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Lendo mulheres: representação feminina na literatura brasileira
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Problematizar a noção de autoria em obras literárias em diálogo com os estudos de gênero; retomar criticamente textos da tradição da literatura nacional e os contemporâneos em uma perspectiva generificada; mostrar e orientar análises de obras específicas com ênfase na forma como se delineiam as representações de mulheres.
- Ementa:
- Refletir acerca do conceito de autoria e seu papel na construção de estereótipos da figura feminina em diálogo com contribuições críticas a respeito dos estudos de gênero;
- Ler e analisar obras literárias e/ou autores selecionados que compuseram o "cânone" da literatura brasileira e que criaram "perfis" de mulheres;
- Estudar obras escritas por mulheres no século XIX a fim de observar marcas de representação que apontem particularidades dessa autoria;
- Compor breve painel da literatura contemporânea nacional escrita por mulheres e seus efeitos políticos e estéticos em relação a uma ideia de "tradição literária";
- Dialogar com documentos educacionais orientadores que ofereçam suporte aos docentes na busca por um ensino que preze pelo direito à educação para a igualdade de gênero.
- Como funciona: Começamos discutindo algumas contribuições teóricas acerca do conceito de autoria relacionado aos estudos de gênero que tratam das construções da ideia de "mulher". Em seguida, por meio de um recorte, serão mobilizadas obras literárias e/ou autores que compuseram o "cânone" da literatura brasileira e que criaram "perfis" determinados de mulheres. Atentaremos também para obras escritas por mulheres no século XIX a fim de observar marcas de representação que apontam particularidades dessa autoria. Serão considerados, na sequência, textos literários contemporâneos escritos por mulheres para que se construa um breve painel da literatura atual e seus efeitos políticos e estéticos em relação a uma ideia de "tradição literária". Por fim, buscaremos dialogar com documentos educacionais orientadores que ofereçam suporte aos docentes na busca por um ensino que preze pelo direito à educação para a igualdade de gênero. Na maior parte das unidades, serão privilegiados os textos literários, a fim de estimular uma produção crítica por parte dos cursistas, mobilizando o debate a respeito de suas próprias bagagens culturais. A estrutura de avaliação é constituída por seis atividades no total: cinco fóruns temáticos e uma tarefa individual de envio em arquivo único na qual se solicitará uma produção escrita que dialogue com as contribuições apresentadas pela disciplina e uma obra selecionada no repertório de leituras de cada cursista.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professor responsável: Jucilene Braga Alves Mauricio Nogueira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.