- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Avaliação em Língua Portuguesa 1: concepções, tipos e práticas
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, com foco nos que atuam no Ensino Médio
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Promover um debate acerca do processo de avaliação de Língua Portuguesa. Para isso, apresentamos um panorama dos desafios atuais que interferem nesse processo, bem como dos sistemas que vêm sendo empregados em avaliações nesse espaço. Nesse contexto, o aprofundamento teórico da temática será disponibilizado por meio de discussão sobre concepções de avaliação escolar; a avaliação por objetivos, competências e habilidades; os principais tipos de avaliação e suas aplicações práticas em sala de aula; e, por fim, as propostas que têm como foco a avaliação para recuperação.
- Ementa:
- Concepções de avaliação
- A questão da avaliação no contexto escolar atual
- Avaliação por objetivos, competências e habilidades
- Principais tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
- Avaliação no contexto das ações de recuperação
- Como funciona: No período de 12 semanas, revisitaremos conceitos importantes da área de avaliação em questão, mantendo o foco sobre o ensino de Língua Portuguesa. Contaremos ainda com um conjunto de atividades que envolverão tanto o aprofundamento do conhecimento sobre o assunto como a prática pedagógica e a troca de experiências com colegas da área. Na prática, realizaremos discussão dos conteúdos propostos na ementa por meio de três fóruns temáticos e aplicaremos os conceitos apreendidos por meio de propostas de práticas pedagógicas e análises da temática em 3 tarefas. Mais detalhes serão apresentados no guia da disciplina logo na abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professora responsável: Fernanda Demier - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Lívia de Souza - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.