- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Formação via Web
- Disciplina: Avaliação com mídias digitais
Informações
- Público-alvo: Professores com formação em todas as áreas do conhecimento.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 250
- Objetivo(s) de aprendizagem: Geral: Aplicar mídias digitais em avaliações diagnóstica, formativa e somativa, com o uso de ferramentas online e estratégias que possibilitem avaliar a aprendizagem do aluno, por meio de enquetes com feedback instantâneo, questionários de múltipla escolha, nuvem de palavras, áudios e vídeos. Específicos: Reconhecer o papel da avaliação escolar no processo de ensino-aprendizagem; Classificar os tipos de avaliação, comparando as características; Comparar os elementos de padronizar e personalizar os aspectos da avaliação, considerando os objetivos educacionais; Categorizar ferramentas, aplicativos e sites que possam ser acessados de forma gratuita, na utilização de diferentes estratégias pedagógicas avaliativas; Elaborar um modelo de avaliação com o uso de ferramentas digitais para aplicação na escola; Implementar as técnicas da avaliação por pares e autoavaliação com revisão e feedback entre colegas; Refletir sobre as ferramentas disponíveis para avaliação online, considerando os impactos na sua realidade educacional.
- Ementa:
- O papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem: conceitos, tipos e características da avaliação online.
- Avaliação nas metodologias ativas e na cultura digital: padronizar ou personalizar?
- Escolha de ferramentas digitais segundo o tipo de entrega: textos curtos, múltipla escolha, nuvens de palavras, áudios, imagens, vídeos e mapas mentais.
- Autoavaliação e avaliação por pares: o que é, planejamento e intencionalidade, como aplicar na prática?
- Ferramentas digitais nas avaliações escolares: benefícios e desafios.
- Como funciona: Na disciplina serão apresentadas ferramentas digitais para a aplicação de instrumentos com diferentes tipos de entrega e finalidades pedagógicas na avaliação da aprendizagem escolar. Discutiremos concepções do ato de avaliar, o uso instrumental de ferramentas; além disso, refletiremos sobre a intencionalidade pedagógica na escolha das estratégias para que se alcancem os objetivos de aprendizagem na Educação Básica. O conteúdo programático está organizado na sala de aula virtual em cinco unidades temáticas, com textos-base, vídeos, sugestão de material complementar e a realização de atividades. A avaliação formativa e somativa ocorre no final de cada tópico, com participação em fórum, questionário online, tarefa do tipo entrega de arquivo, avaliação por pares e glossário com produção colaborativa. A nota final é composta pelo somatório das pontuações parciais obtidas durante o processo. Todas as atividades obrigatórias são assíncronas e individuais, com prazo de entrega delimitado.
Equipe
- Coordenadora da área e professora responsável: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Mediadoras pedagógicas:
Ana Lucia de Souza Silva - Currículo Lattes
Patrícia Grasel da Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.