- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Informática Educativa
- Disciplina: Neurociência aplicada à Tecnologia Educacional
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 300
- Objetivo(s) de aprendizagem: Objetivo Geral: explorar e discutir a aplicação da Neurociência à Tecnologia educacional. Objetivos Específicos: apresentar possibilidades de utilizar recursos interativos na sala de aula. Capacitar o professor para utilizar recursos de Neurociências em sua prática docente. Desenvolver atividades que irão colaborar com o processo de ensino e aprendizagem com aplicação de recursos de Neurociência na Tecnologia educacional. Apresentar possibilidades da aprendizagem ser desenvolvida através de recursos interativos.
- Ementa:
- Fundamentos da Neurociência Educacional;
- Introdução à neurociência e sua relação com a educação;
- Neurotransmissores e sua influência no processo educacional;
- Importância da neurociência para o design instrucional;
- Tecnologia Educacional e Neurociência;
- Papel da tecnologia na educação moderna;
- Neurociência aplicada ao design de interfaces educacionais;
- Gamificação e neurociência: como os jogos podem melhorar a aprendizagem;
- Realidade virtual e aumentada na educação: insights neurocientíficos;
- Inteligência artificial e personalização do ensino com base em princípios neurocientíficos;
- Neurociência da atenção e concentração em ambientes virtuais;
- Avaliação e feedback baseados em neurociência em ambientes virtuais de aprendizagem;
- Aplicações Práticas e Estudos de Caso;
- Estudos de caso de sucesso na integração da neurociência e tecnologia educacional;
- Ferramentas e recursos disponíveis para educadores interessados em implementar abordagens baseadas na neurociência;
- Desafios e considerações éticas na aplicação da neurociência à tecnologia educacional.
- Como funciona: Haverá encontros síncronos, como lives, com participação facultativa; fóruns de dúvidas com participação facultativa; atividades somativas (a distância) com avaliações para aprovação.
Equipe
- Coordenador da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: César Augusto Rangel Bastos - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Regina Felício - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.