- Área: Tecnologia Educacional
- Curso: Informática Educativa
- Disciplina: Influencer educacional
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 300
- Objetivo(s) de aprendizagem: Conhecer recursos de influencers que não só estimulam a participação, mas que consigam promover uma aprendizagem de qualidade. Conhecer as ambiências digitais disponíveis para se tornar um professor influencer. Pensar sobre novas formas de ensinar que provoquem o desenvolvimento de um pensamento crítico nos discentes. Analisar e avaliar quais ambiências são mais aderentes para uma proposta pedagógica sólida que promova os discentes uma aprendizagem significativa. Criar, produzir, customizar e interagir nas diversas ambiências produzindo material didático. Refletir e ter comportamento ético na disponibilização de materiais, vídeos e outras formas digitais.
- Ementa:
- Influencers quem são e como ser um;
- Professores podem ser influencers?
- Conhecendo o seu nicho - Para quem você irá dirigir suas redes?
- Ambiências digitais;
- Redes Sociais mais usuais pelos influencers;
- Aplicativos que fazem a diferença;
- Vídeos e Podcasts;
- Criação de conteúdos com qualidade;
- Como engajar os alunos nas suas redes;
- Utilizando fontes confiáveis.
- Como funciona: Haverá encontros síncronos como lives, com participação facultativa; fóruns de dúvidas com participação facultativa; atividades somativas (a distância), com avaliações para aprovação. A disciplina é composta por leitura de artigos, acesso a vídeos, podcasts e redes sociais para que se promovam debates nos fóruns e produção de ambiências digitais voltadas para o conteúdo didático. Esta disciplina é desenvolvida com ênfase na autoria do professor.
Equipe
- Coordenador da área: Luciana Boff Turchielo - Currículo Lattes
- Professor responsável: César Augusto Rangel Bastos - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Angela Paula Zão Bastos - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.