- Área: Prática Docente
- Curso: Saberes do cotidiano escolar
- Disciplina: Planejamento estratégico na educação básica para gestores e professores
Informações
- Público-alvo: Professores todas as áreas do conhecimento e Gestores escolares que atuam na Educação Básica.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 100
- Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender os princípios fundamentais do planejamento estratégico para a educação. Identificar a visão estratégica educacional nos Planos Municipal/Estadual e no Plano Nacional de Educação. Descrever as etapas de Diagnóstico, Formulação, Implementação e Avaliação de um plano estratégico voltado para a Educação Básica. Conhecer as principais ferramentas que apoiam a construção de um planejamento estratégico. Identificar soluções para problemas de desempenho escolar a partir de uma perspectiva estratégica. Planejar, gerir e avaliar um plano estratégico escolar.
- Ementa:
- Aspectos centrais do planejamento estratégico: conceituação e princípios;
- Visão, objetivos e metas estratégicas educacionais;
- Diagnóstico estratégico, valores, fatores internos e externos a escola;
- Política organizacional e desafios da escola;
- Práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar;
- Etapas de um planejamento estratégico voltado para a Educação Básica;
- Execução, acompanhamento e controle de um planejamento estratégico em uma gestão democrática escolar.
- Como funciona: As atividades da disciplina seguem uma organização semanal, de acordo com um cronograma sugerido, mas flexível. Desta forma, os alunos podem adequar a realização das atividades a sua disponibilidade de tempo, seguindo as regras apresentadas no guia da disciplina. O suporte bibliográfico, não só para as atividades como para aprofundamento no tema, será disponibilizado ao longo do período letivo na Biblioteca virtual. A avaliação acontecerá ao longo das atividades e fóruns temáticos, sendo importante a interação com os colegas e com os professores mediadores, complementados com os encontros por videoconferência. Ao final, os cursistas desenvolverão um plano estratégico para uso em sua prática docente ou para uso na gestão escolar, sendo estimulada a produção de parcerias intra/interinstitucionais.
Equipe
- Coordenador da área: Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
- Professora responsável: Andrea Velloso da S. Praça - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Luciano Luz Gonzaga - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.