- Área: Prática Docente
- Curso: Educação, drogas e redução de danos
- Disciplina: Educação para a convivência digital
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 120
- Objetivo(s) de aprendizagem: Pensar sobre as interferências das telas digitais na convivência entre as pessoas, especialmente nos cenários educativos. Refletir sobre como tais ferramentas impactam na aprendizagem dos estudantes e dos profissionais de ensino, propondo caminhos minimizadores de danos.
- Ementa:
- Sociedade multitela: o que somos e para onde caminhamos?
- A gula digital e a inovação destruidora: parcimônia em questão?
- Entre a privacidade e a exposição do eu: redes sociais, construção de identidades e mediação de conflitos;
- Uma nova forma de sentir prazer: os games e as apostas digitais;
- A inteligência artificial e o universo juvenil: tendências ou urgências?
- Como funciona: Haverá, pelo menos, duas aulas remotas síncronas ao longo do curso, não obrigatórias, aos sábados pela manhã. O curso será estruturado em cinco quinzenas, com sugestão de leituras e debates colaborativos que ocorrerão nos fóruns da sala de aula virtual. Para a aprovação, o/a cursista deve atingir o mínimo de 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Francisco José Figueiredo Coelho - Currículo Lattes
- Professor responsável: Vinicius Motta da Costa - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: João Paulo Cunha Parada - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.