- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Introdução em orientação e mobilidade para estudantes com deficiência visual
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas.
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender a importância da orientação e mobilidade no processo de ensino/inclusão escolar de estudantes com deficiência visual. Elaborar práticas educacionais relacionadas à orientação e mobilidade na perspectiva da Educação Inclusiva.
- Ementa:
- Deficiência visual
- definição, características e complicações.
- Orientação e mobilidade:
- histórico no Brasil e no mundo.
- Orientação e Mobilidade na Educação.
- Etapas de Orientação e Mobilidade.
- Como funciona: A disciplina conta com uma proposta atrelada a Andragogia e uma dinâmica humanizada, na qual teremos dois encontros síncronos, atividades assíncronas, estudos de casos, vídeos e todo o material de leitura disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professora responsável e mediadora pedagógica: Adriana da Silva Maria Pereira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.