- Área: Educação Especial e Inclusiva
- Curso: Teoria e práticas pedagógicas na Educação
- Disciplina: Autismo e altas habilidades/superdotação: desafios e possibilidades na educação
Informações
- Público-alvo: Professores de todas as áreas
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender as características e necessidades de alunos com autismo e altas habilidades/superdotação; Identificar sinais de altas habilidades em alunos com autismo; Aplicar estratégias de ensino diferenciadas e inclusivas para atender à diversidade.
- Ementa:
- Módulo 1: Introdução ao Autismo e Altas Habilidades
- • Definição e características do autismo;
- • Definição e características das altas habilidades/superdotação;
- • Mitos e verdades sobre o autismo e as altas habilidades.
- Módulo 2: Identificação de Altas Habilidades no Autismo
- • Características comuns de indivíduos com altas habilidades e superdotação;
- • Formas de identificar as altas habilidades/superdotação em diferentes áreas do conhecimento;
- • Hiperlexia como um possível indicador de altas habilidades/superdotação no autismo.
- Módulo 3: Suporte Educacional para Alunos com Autismo e Altas Habilidades
- • Estratégias de ensino diferenciadas;
- • Adaptações curriculares;
- • Promovendo a inclusão na sala de aula.
- Módulo Extra: Revisão de conteúdo e recuperação
- Como funciona: A disciplina propõe uma formação básica sobre o tema, com o intuito de capacitar profissionais da educação para identificar e atender às necessidades de pessoas com autismo e altas habilidades/superdotação. A metodologia adotada combina módulos assíncronos, que incluem artigos, textos, vídeos e fóruns, com dois encontros síncronos ao vivo, além de atividades de avaliação e recuperação. O objetivo é proporcionar aos participantes um entendimento aprofundado sobre o autismo e as altas habilidades/superdotação, desmistificando conceitos, apresentando características e indicadores dessas condições, e discutindo estratégias de ensino e adaptações curriculares. A disciplina tem como meta promover a inclusão desses alunos na sala de aula, permitindo que os participantes apliquem o conhecimento adquirido em suas práticas educacionais. Este curso é uma oportunidade para aprimorar suas habilidades e contribuir para uma educação mais inclusiva e eficaz.
Equipe
- Coordenadoras da área:
Annie Gomes Redig - Currículo Lattes
Flávia Barbosa da Silva Dutra - Currículo Lattes - Professor responsável: Alexandre Botelho José - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.