- Área: Matemática
- Curso: Ensaios matemáticos em sala de aula
- Disciplina: Edição de textos matemáticos com o Latex
Informações
- Público-alvo: Professores de Matemática
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: O que é e por que aprender o Latex? Latex é uma linguagem de marcação muito popular entre acadêmicos devido às suas vantagens peculiares para a elaboração de documentos técnicos e científicos, livros e materiais didáticos, em especial para os professores da área de exatas na produção de textos matemáticos devido à sua alta qualidade tipográfica. Com o Latex, é possível exibir resultados matemáticos de maneira estruturada e fina, especialmente para fórmulas matemáticas complexas, o que é crucial para garantir que os materiais didáticos sejam claros e legíveis para os estudantes. As inserções de símbolos matemáticos são realizadas de forma simples quando comparada a outras ferramentas convencionais e usuais como o editor de texto “Microsoft Word”. Além da qualidade tipográfica e ser gratuito, com o Latex é possível utilizar modelos já pré-definidos para se ter um layout consistente em todas as seções economizando tempo de produção. Objetivo Geral: Introduzir aos docentes a linguagem Latex e ensinar como produzir documentos acadêmicos com alta qualidade profissional, seguindo o padrão internacional, para diferentes finalidades. Objetivos específicos: Promover um ambiente para que os professores de Matemática e áreas afins aprendam a produzir e editar textos com o Latex por meio da plataforma on-line e gratuita Overleaf; Divulgar e estimular o uso do editor de textos lógicos Latex entre os estudantes do Ensino Médio por intermédio dos professores cursistas.
- Ementa:
- Introdução ao Latex
- Filosofia e História do Latex;
- Criando uma conta no Overleaf e organização dos projetos.
- Formatação básica do texto
- Seções e subseções;
- Bibliografia e citações;
- Tamanho de página e margens;
- Fontes: tamanho, tipo, cores e espaçamento;
- Listas: numeradas e não numeradas;
- Criação de referências.
- Operações matemáticas
- Principais pacotes de matemática, símbolos matemáticos e onde encontrá-los;
- Inserção de equações, equações com várias linhas;
- Frações;
- Índices, Expoentes e Raízes;
- Números Binomiais;
- Conjuntos Numéricos;
- Fórmulas Trigonométricas;
- Logaritmo e Exponencial;
- Somatórios;
- União, interseção e produtos cartesianos;
- Vetores;
- Matrizes e Determinantes;
- Sistemas Lineares;
- Limites, Derivadas e Integrais (complementar).
- Inserção de figuras e tabelas
- Usando o Latex no GeoGebra
- Latex e formulários Google
- Como funciona: A disciplina “Edição de textos matemáticos com o Latex” será dividida em 6 módulos, a saber: Módulo 1: Introdução ao Latex. Módulo 2: Formatação básica do texto. Módulo 3: Operações Matemáticas. Módulo 4: Inserção de figuras e tabelas. Módulo 5: Usando o Latex no GeoGebra. Módulo 6: Latex e formulários Google.
Iniciaremos a disciplina como o Módulo 1, abordando os conceitos relativos ao contexto filosófico e histórico que permeou o surgimento do Latex. Na sequência, será apresentado a plataforma Overleaf, bem como suas ferramentas e funcionalidades, sendo este um ambiente virtual gratuito no qual serão elaborados todos os projetos. No Módulo 2, apresentaremos os recursos para a formatação básica do texto como a criação de seções, citações, configuração da página, fontes, espaçamentos, criação de listas e referências. No Módulo , adentraremos nas codificações matemáticas, apresentando alguns dos principais pacotes de matemática, símbolos matemáticos, inserção de equações demais operações matemáticas já mencionados na ementa. No Módulo 4, os professores aprenderão a inserir tabelas e imagens vetorizadas. Nos módulos 5 e 6, buscaremos apresentar as associações do Latex, com o software de Geometria Dinâmica GeoGebra e com o formulário Google no qual buscarão realizar construções de objetos matemáticos e posterior inserção dessas construções em seus textos acadêmicos por intermédio do Latex e posterior publicação.
Ao longo da disciplina serão propostos, como tarefas avaliativas, a construção de cinco produções acadêmicas como exemplos: telas de apresentações de teorias e avaliações matemáticas com o uso do látex que deverão ser envidas exclusivamente pela plataforma e no formato pdf. Os fóruns serão utilizados para tirar dúvidas, sendo que haverá um fórum para cada módulo excetuando-se o primeiro fórum, que será temático e avaliativo. O material didático da disciplina será baseado em vídeos-tutoriais exclusivos e produzidos pelo próprio professor da disciplina além de textos e outros recursos audiovisuais disponíveis na Internet.
Ofereceremos, ao longo da disciplina, ao menos uma live, que poderá ser ministrada pelo próprio professor ou por professores convidados que possuem expertise na temática.
Os professores cursistas terão a oportunidade de interagir com o palestrante e participar de enquetes virtuais no momento da live. A live será dinâmica e interativas preferencialmente no formato de oficinas. Mesmo não sendo obrigatória, o professor cursista que participar, ao vivo, da live receberão 10 pontos extras.
Equipe
- Coordenador da área: Ighor Opiliar Mendes Rimes - Currículo Lattes
- Professor responsável: Wendel de Oliveira Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.