- Área: Ciências da Natureza
- Curso:Física
- Disciplina: Desvendando casos de Física Quântica e de Partículas
Informações
- Público-alvo: Professores de Física, Química, Biologia e Matemática
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Conhecer casos de Física Quântica e de Partículas que podem ser discutidos no Ensino Médio. Pensar sobre quais outros casos podem ser inseridos em um cenário educacional de Ensino Médio. Planejar aulas de Física com foco em uma dinâmica mais atraente para os alunos, visando abordar temas mais atualizados. Colaborar para enriquecer as abordagens educacionais da Física junto a outros colegas presentes no Curso. Pesquisar diferentes fontes para auxiliar na montagem de materiais a serem utilizados em aulas e avaliações. Questionar caminhos pedagógicos na inserção de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio. Resolver questões e exercícios para fixar os conceitos da ementa do curso.
- Ementa:
- Quantização da energia;
- Bósons: partículas e quasipartículas;
- Conceito de fóton;
- Ondas de matéria, incertezas e trajetórias;
- A Equação de Schroedinger;
- Estados quânticos e emaranhamento;
- A realidade do fóton;
- Tecnologia quântica;
- Partículas fundamentais – uma História;
- O Modelo-Padrão e Modelos Futuros;
- O Universo em Expansão;
- O começo do Tempo.
- Como funciona: A disciplina é formulada em unidades temáticas dentro da sala da aula virtual para dar embasamento conceitual ao professor, em que serão abordados temas acompanhados de planos de ação (atividades), que poderão ser adaptados/explorados nos diversos espaços de ensino. Em cada unidade, o cursista participará de uma proposta avaliativa que pode incluir: fórum de discussão, tarefas, elaboração de plano de Ensino, avaliação por pares e questionários. A avaliação da disciplina estará vinculada à conclusão das atividades com base nos objetivos de aprendizagem descritos na disciplina, e a nota final (NF) obtida será calculada pela simples soma das notas parciais de cada atividade realizada, considerando-se o total máximo de 100 pontos. Serão considerados aprovados os cursistas com Nota final (NF) maior ou igual a 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Hudson de Aguiar Silva - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.