- Área: Ciências da Natureza
- Curso: Biologia
- Disciplina: Introdução à Biologia Celular: aspectos estruturais e funcionais
Informações
- Público-alvo: Professores de Ciências e Biologia
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada curso/disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma de cada disciplina ou curso. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Habilitar o professor a proporcionar aos alunos uma formação científica e humanística capaz de transformá-lo em um cidadão crítico de sua sociedade. Traçar um breve histórico da microscopia. Situar a microscopia eletrônica como instrumento básico no estudo da célula. Discriminar os diferentes tipos de microscópios eletrônicos de transmissão e de var-redura. Entender a estrutura da membrana plasmática e sua fisiologia. Conceituar o que é a fluidez da bicamada e os fatores que a influenciam; Compreender a importância do transporte através da membrana plasmática. Comparar a organização celular de procariontes e eucariontes. Enumerar as estruturas e organelas da célula eucarionte, associando-os às suas fun-ções. Reconhecer a morfologia e funções das organelas citoplasmática. Caracterizar cada uma das fases da mitose. Discutir atividades para explicitar a importância do raciocínio abstrato e da análise de imagens especificamente na construção de modelos de células pelos alunos. Entender a importância de utilizar estratégias diversificadas de ensino.
- Ementa:
- Histórico da microscopia.
- Tipos de microscópios ópticos e suas aplicações.
- Estrutura da membrana plasmática e sua fisiologia.
- Transporte através da membrana plasmática.
- Organização celular de procariontes e eucariontes.
- Organelas da célula eucarionte e suas funções.
- Origem simbiótica de mitocôndrias e cloroplastos.
- Ciclo celular.
- Divisão celular.
- Aplicação de modelos celulares em aulas de Ciências e Biologia.
- Utilização de estratégias diversificadas de ensino.
- Como funciona: A disciplina é formulada em sete unidades temáticas dentro da sala de aula virtual, onde abordaremos temas sobre biologia celular. Em cada unidade, traremos um tópico importante que será abordado a partir de um texto-base, roteiros de ações e materiais complementares que trazem propostas para abordagem dos conteúdos na sala de aula. Em cada unidade, o cursista participará de uma proposta avaliativa que pode incluir: fórum de discussão, tarefas, elaboração de plano de Ensino, avaliação por pares, questionários. A avaliação da disciplina estará vinculada à conclusão das atividades com base nos objetivos de aprendizagem e a nota final (NF) obtida será calculada pela simples soma das notas parciais de cada atividade realizada, considerando-se o total máximo de 100 pontos. Serão considerados aprovados os cursistas com Nota final (NF) maior ou igual a 60 pontos.
Equipe
- Coordenador da área: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Professor responsável: Onofre Saback dos Anjos - Currículo Lattes
- Mediadoras pedagógicas:
Profa. Regiane Trigueiro Vicente - Currículo Lattes
Simone Corrêa dos Santos Medeiros - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.