- Área: Ciências Humanas
- Curso: História
- Disciplina: Entre margens: o tráfico de escravizados e africanidades no Brasil
Informações
- Público-alvo: Professores de História
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 150
- Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar o debate historiográfico sobre a supressão do tráfico de escravos, examinando o Atlântico negro como campo diaspórico. Pretende-se, nesse sentido, investigar os espaços das diásporas na cidade do Rio de Janeiro e seu aporte para o Ensino de História.
- Ementa:
- A escrita da História sobre o tráfico de escravos no século XIX;
- A negra África cobiçada: humanidade, filantropia e pirataria;
- O Atlântico negro e as experiências diaspóricas;
- Os lugares de África na cidade do Rio de Janeiro.
- Como funciona: A disciplina tem como fio condutor a análise da recente historiografia sobre o tráfico transatlântico de escravos. Serão nossos interlocutores historiadores como Beatriz Gallotti Mamigonian, Jaime Rodrigues, Manolo Florentino, Daniel Domingues, entre outros. A ideia é pensar o Oceano Atlântico como um horizonte de problematizações de pesquisa. Nesse sentido, o curso dialogará como a abordagem de Paul Gilroy ao pensar o Atlântico negro, isto é, como um espaço de constituições de diásporas, experiências e identidades. Em linhas gerais, o curso se preocupará em entrecruzar como as querelas do tráfico transatlântico de escravos impactaram os lugares de África em nosso país, em especial na cidade do Rio de Janeiro, e, por fim, como investigar as diásporas em sala de aula. As atividades serão programadas na sala de aula virtual, distribuídas entre fóruns, textos, análise de fontes e produção de material didático. E, por fim, as avaliações consistirão na participação em fóruns, atividades escritas e na produção de uma análise imagética.
Equipe
- Coordenador da área: Bruno Cardoso de Menezes Bahia - Currículo Lattes
- Professor responsável: Gustavo Pinto de Sousa - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Bruno Sergio Scarpa Monteiro Guedes - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.