- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Saberes e Textos Indígenas e Afro-Brasileiros na Educação Literária
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa e Literaturas da Educação Básica
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: O objetivo da disciplina é fomentar as bases teórico-metodológicas e promover um espaço de discussão sobre a leitura de textos literários indígenas e afro-brasileiros no currículo de Língua Portuguesa e Literaturas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Partindo de um (re)pensar sobre as próprias concepções de educação, educação literária, literatura e leitura literária, pretendemos estimular e orientar o trabalho com textos literários indígenas e afro-brasileiros em sala de aula que considere os saberes e fazeres dessas populações e que atravesse o currículo de Língua Portuguesa e Literatura em diálogo com saberes e textos já cristalizados na tradição escolar. Por fim, discutiremos também o papel do professor como agente no processo de construção saberes plurais e como mediador de leituras literárias variadas em sala de aula.
- Ementa:
- Compreensões sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08;
- Visões de Educação e de Educação Literária;
- Concepções de Literatura e Leitura Literária;
- Saberes Indígenas e Afro-Brasileiros sobre Literatura e Educação;
- Noções sobre as Literaturas Indígenas e Afro-Brasileiras;
- Práticas de mediação da leitura de textos literários Indígenas e Afro-Brasileiros;
- O professor e a construção de saberes plurais para/na mediação da leitura literária.
- Como funciona: A disciplina se divide em 6 grandes unidades que embasam e incitam discussões a respeito de tópicos específicos referentes à abordagem de saberes e textos literários indígenas e afro-brasileiros em sala de aula. Cada unidade conta com materiais didáticos originais, escritos e veiculados por meio de vídeos elaborados pelos professores do curso. Além disso, como materiais complementares, disponibilizamos ainda vídeos preexistentes, artigos especializados e versões digitais de algumas das obras literárias escolhidas. Lives também são promovidas e seus vídeos são disponibilizados para todos depois do seu término. Contamos, por fim, com um conjunto de atividades avaliativas ao longo de todo o curso, englobando 6 fóruns temáticos e uma tarefa final, que consiste na elaboração de um memorial a respeito da experiência de cada cursista no curso. Mais detalhes serão apresentados no Guia da Disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenador da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professor responsável: Marcel Amorim - Currículo Lattes
- Mediadores pedagógicos:
Marcel Amorim - Currículo Lattes
Jucilene Braga Alves Mauricio Nogueira - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.