- Área: Linguagens e Códigos
- Curso: Língua Portuguesa e Literatura
- Disciplina: Ensino de Literatura: discussões e práticas renovadoras
Informações
- Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, com foco nos que atuam no Ensino Médio
- Duração do curso: 12 semanas
- Carga horária: 30 horas
- Modalidade: a distância.
Exceto por eventuais videotutorias agendadas, não há dias e horários fixos de estudo nem de aulas. A partir do início do período letivo os cursistas devem acessar a sala de aula virtual, entrar em contato com o material didático e entregar as atividades dentro do prazo proposto. Cada disciplina tem sua dinâmica própria, mas cabe ao cursista definir quando é mais adequado estudar, respeitando os prazos definidos no cronograma. - Vagas: 200
- Objetivo(s) de aprendizagem: Promover um espaço de reflexão sobre o ensino de literatura e a formação de leitores na escola. Para tanto, buscaremos pensar a leitura literária como processo ético-estético constituído por diferentes dimensões (sensorial, afetiva, racional, ética). Além disso, tomando como base uma perspectiva didática libertadora, transdisciplinar e dêitica, refletiremos sobre a historiografia e as tensões do campo literário em sala de aula, discutindo a questão do valor, do cânone e da representatividade. Também lançaremos luz sobre a documentação oficial relativa à área de modo a refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento de estratégias de leitura literária e de sua inserção social na Pedagogia de Projetos; sobre os processos de análise e seleção de materiais didáticos e paradidáticos; e, por fim, sobre o acesso e a disponibilização de corpus de obras literárias clássicas em acervos escolares e portais digitais. Por fim, abordaremos os desafios da avaliação da leitura literária no contexto de sala de aula e das pressões exercidas pelas avaliações externas.
- Ementa:
- Reflexões sobre o ensino de literaturas e suas relações com a documentação oficial
- O ensino de literaturas como práxis libertadora: por uma "didática dêitica"
- A leitura literária e suas diferentes dimensões: sensorial, afetiva, racional, ética
- A historiografia e as questão do valor, do cânone e da representatividade
- Os desafios da formação do leitor de literaturas: estratégias de leitura literária
- Possibilidades de inserção da leitura literária dentro da pedagogia de projetos
- Processos de análise e seleção de materiais didáticos e paradidáticos
- Acesso, levantamento e disponibilização de corpus em fontes digitais.
- O desafio da avaliação da leitura literária no contexto das práticas em sala de aula.
- Como funciona: A disciplina se divide em seis grandes unidades que embasam e incitam discussões a respeito de tópicos específicos referentes ao ensino de Literatura na escola básica, com foco no Ensino Médio. Cada unidade conta com materiais didáticos originais escritos e veiculados em vídeos elaborados pelos professores do curso. Além disso, como materiais complementares, disponibilizamos ainda vídeos preexistentes e artigos especializados. Lives também são promovidas e seus vídeos são editados e disponibilizados para todos depois do seu término. Contamos, por fim, com um conjunto de atividades avaliativas ao longo de todo o curso, englobando seis fóruns temáticos e uma tarefa final mais robusta que consiste na elaboração de um plano de aula original por cada cursista. Mais detalhes serão apresentados no Guia da Disciplina logo na sua abertura.
Equipe
- Coordenadora da área: Cristiane Brasileiro - Currículo Lattes
- Professor responsável e mediador pedagógico: Tiago Cavalcante - Currículo Lattes
- Mediador pedagógico: Jorge Amaral - Currículo Lattes
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br.